Empresas de serviços: você já tem uma estratégia de vendas?

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Convencer o cliente a realizar a compra é uma tarefa fundamental para quase todo negócio. Uma que oferece serviços precisa de cuidado maior, já que não se trata da aquisição de algo físico, mas, sim, da contratação de uma solução. Quando o valor é elevado e/ou o pagamento é recorrente, o processo é ainda mais complexo.

Por isso, empresas de serviços devem ter uma boa estratégia para conseguir vender. Isso leva ao máximo aproveitamento do time comercial, permite aumentar a carteira de clientes e gera o crescimento.

Mas será que o seu negócio está preparado? Veja como montar uma estratégia de vendas para empresas de serviços e tire suas dúvidas!

Monte uma estratégia de captação de oportunidades

Só é possível convencer um cliente a comprar quando ele conhece o negócio e a solução que ele oferece. Portanto, tudo começa com a entrada de oportunidades para que elas sejam trabalhadas.

É interessante, por exemplo, elaborar um funil de vendas, que ajudará na qualificação das pessoas mais preparadas. As empresas de serviços também devem se preocupar com a divulgação para atrair novos contatos.

É o caso de escolher o marketing digital e suas técnicas para realizar a etapa. Desse modo, é possível criar possibilidades.

Descubra como a oferta ajuda os clientes das empresas de serviços

Por não se tratar de um elemento físico, nem sempre um serviço tem o seu valor real percebido. Isso cria empecilhos, especialmente em relação ao preço, que pode desmotivar o interlocutor a fechar a venda.

Para lidar com o problema, o melhor é investir em demonstrar a importância do serviço para o cliente. Isso é possível ao identificar os principais diferenciais e como eles se relacionam às dores e necessidades da persona.

empresas de serviços

Um empreendimento de softwares comerciais deve demonstrar para o decisor que não escolher o software certo gera perda de produtividade, aumento dos custos e falta de competitividade, por exemplo. Ao mesmo tempo, é preciso  apresentar os pontos positivos do serviço e como ele sana os principais problemas. Dessa forma, a abordagem fica muito persuasiva.

Capacite o time de vendas

Também é indispensável que as empresas de serviços reconheçam a relevância da capacitação. A melhor estratégia não será o bastante se não for executada de um jeito adequado pela equipe comercial.

Para evitar a perda de oportunidades, o ideal é realizar treinamentos com os vendedores. Opte por capacitações com técnicas de vendas, abordagens e maneiras de vencer as principais objeções, por exemplo.

Além de trazer conhecimentos inéditos, é uma forma de motivar a equipe e garantir os melhores efeitos.

Acompanhe os resultados e otimize a estratégia

Mesmo quando a estratégia de vendas estiver elaborada, uma empresa de serviços precisa compreender que ela não é imutável. O comportamento pode mudar, bem como as necessidades do empreendimento.

A melhor forma de reconhecer a importância de fazer adaptações é pela mensuração de resultados. Junto dos passos que devem ser executados, defina métricas de acompanhamento e os valores desejados.

A partir da análise, é possível verificar o que tem dado certo e o que precisa ser mudado. Com essa orientação, faça alterações convenientes e deixe a atuação ainda mais robusta.

As empresas de serviços precisam de uma boa estratégia de vendas para ter bom desempenho. Ao executar as dicas, seu negócio conseguirá montar uma estrutura adequada e que promete melhorar a performance.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre essa etapa, deixe um comentário e participe!

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