A era da hiperconectividade chegou para ficar e, com ela, as estratégias de marketing digital. Toda a empresa que se manter ativa e próspera teve ou terá, em um futuro muito próximo, que se adaptar a essa nova realidade.
Dentre as muitas estratégias disponíveis de marketing digital e já muito utilizadas atualmente, estão os gatilhos mentais. Essa estratégia se baseia, principalmente, no fato já conhecido pela neurociência de que nossas decisões são tomadas, quase que totalmente, influenciadas por nossas emoções e não pela razão, como poderíamos supor.
Os gatilhos mentais são utilizados em emails-marketing, sites, vídeos e demais veículos de promoção da empresa e/ou produto para prender a atenção das pessoas e levá-las a alguma ação. Como comprar determinado serviço ou produto, responder a um formulário ou cadastrar seu e-mail para receber a newsletter da empresa. Infere-se que a utilização dessas técnicas possa duplicar ou triplicar suas vendas.
Sabe o que são gatilhos mentais e como utilizá-los para alavancar suas vendas? Confira nosso artigo de hoje e fique por dentro!
O que são gatilhos mentais?
Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam intimamente com aspectos instintivos, emocionais e sociais dos seres humanos. Persuasão, nada mais é, do que a arte de conseguir com que pessoas ajam, sintam ou pensem da maneira como desejamos.
Mas fique atento: persuasão é diferente de manipulação. Enquanto persuadir significa utilizar argumentos e estratégias que mexam com as emoções das pessoas, influenciando-as até certo ponto, de maneira ética, a manipulação se utiliza de subterfúgios não éticos para se alcançar o que deseja.
Por isso, é necessário ter cuidado! Os gatilhos mentais são armas poderosas e devem sempre ser utilizados para o bem. Nunca utilize-os para influenciar e enganar as pessoas.
Quais são os gatilhos mentais mais utilizados?
Com base em estudos de neurociência, comportamentais e sociais, já se descobriu que alguns gatilhos mentais são bem poderosos e, quando bem utilizados, podem alavancar as vendas de um determinado serviço ou produto. São eles:
- Autoridade: quanto mais você demonstrar o quanto é especialista no assunto, mais venderá;
- Escassez: deixar que o cliente saiba que não há muita disponibilidade do produto o fará comprar;
- Urgência: oferecer prazos curtos de tempo para descontos ou para adquirir o produto com bônus aumenta as vendas;
- Garantia: oferecer uma garantia de seus serviços ou a possibilidade de devolução em até 30 dias também aumenta as vendas;
- Paradoxo da escolha: oferecer algumas opções de escolha é eficiente. O cliente pode comparar qual é a mais vantajosa para ele.
Oferecer muitas, não. O cliente pode ficar confuso e desistir da compra. Além desses, existem diversos outros gatilhos mentais que podem ser estudados e aplicados por você em seu negócio.
Por que utilizar gatilhos mentais?
Os gatilhos mentais, quando bem utilizados e associados a outras soluções de marketing, podem, aumentar efetivamente e exponencialmente suas vendas, contribuindo para alavancar sua empresa e/ou seu produto. Se utilizados sabiamente, com ética e verdade, eles poderão ser excelentes aliados na divulgação de seu produto, na captação de novos clientes e no aumento efetivo de sua rede de contatos.
Você utiliza gatilhos mentais em suas estratégias de marketing digital? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários e enriqueça a discussão sobre esse assunto!