Quando o Google lançou sua plataforma de anúncios, uma revolução se instaurou na forma de fazer publicidade na internet. Até aquele momento, toda marca que quisesse aparecer teria que comprar um banner em um site bem posicionado. E por mais que esses sites tivessem um perfil de público traçado, era preciso torcer para que os seus consumidores estivessem ali e se interessassem em clicar no banner.
Com a chegada do Google Adwords tudo mudou. Qualquer marca poderia veicular seu próprio anúncio, escolher as palavras chave de interesse e, principalmente, especificar exatamente quais eram as pessoas no seu target.
Como funciona o Google Adwords?
Como qualquer serviço do Google, é preciso estar logado para acessar o Adwords. Assim que acessar a plataforma, você começará a configurar a sua campanha. O primeiro passo é definir o orçamento disponível. E esse montante não precisa necessariamente ser veiculado em um único anúncio. Em seguida, chega o momento de escrever o seu anúncio. Ou seja, o redigir o texto que aparecerá para os usuários na página de resultados do Google. É nessa etapa que você escolherá as palavras-chave para as quais o anúncio aparecerá.
Como melhorar meus anúncios do Google?
Um ponto muito importante sobre o Google Adwords e todas as outras abordagens online é o poder da observação e monitoramento. Ou seja, a sua capacidade de entender o que deu certo, o que deu errado em um anúncio e, principalmente, como corrigir a rota. E nesse ponto é importante deixar bem claro que as falhas não tem absolutamente nada a ver com a sua capacidade em produzir um anúncio de qualidade. Mas sim com a característica principal deles que é: funcionam por tentativa e erro. Por mais que o Google ofereça parâmetros para te ajudar nisso, você só terá um conhecimento profundo sobre o assunto depois que tiver feito algumas vezes.
Qual o papel do Google Adwords no aumento do tráfego do meu site?
Os anúncios, sejam no Google Adwords, em banners ou em redes sociais, têm como objetivo principal atrair pessoas para o seu site. Ou seja, eles funcionam como uma vitrine, a partir da qual os usuários se sentirão curiosos e clicarão no link para conhecer mais. Por isso é tão importante usar as palavras-chave corretas e fazer um texto que seja, de fato, atrativo. Na prática, esse é um investimento em fazer a sua marca aparecer e, consequentemente, aumentar as suas vendas.
Quanto tempo demora para mostrar resultados?
Uma das vantagens em usar o Google Adwords é que essa é uma ferramenta praticamente imediata. Assim que o anúncio é propagado, ele já começa a ser exposto para os usuários que fazem buscas usando as palavras-chave cadastradas. Por isso, essa é a forma perfeita de anunciar uma promoção, por exemplo. Não sem motivo, as empresas investem massivamente em Adwords durante épocas específicas do ano, como dia das mães, black friday e natal.
O Google Adwords é uma ferramenta poderosa de marketing online. Nele o seu dinheiro é gasto somente com as pessoas que realmente se interessam pelo seu produto. Além disso, ele permite que você faça configurações específicas para promoções e datas comemorativas do ano comercial.
Você já usou o Google Adwords para alavancar os seus negócios? Compartilhe a sua experiência nos comentários!