Empresários de pequenas e médias empresas, profissionais de marketing, micro empresários, empreendedor individual, todos já sabem o quanto é fundamental investir no marketing digital para aumentar as vendas, muitos deixam de iniciar uma estratégia online devido ao custo dos anúncios google, mas mesmo sem uma agência de marketing digital você não pode perder as oportunidades de negócio que estão na internet, separamos aqui 7 dicas de ouro no estilo “Marketing Digital Como fazer você mesmo”, segue:
Dica 1: Como fazer a otimização de site (SEO):
A otimização básica dos códigos HTML do site sempre foi extremamente relevante para ranquear um site no Google, seguem um passo a passo do que é fundamental para qualquer site em um projeto de SEO (Otimização de Sites) para aparecer nas primeiras posições do Google, logo abaixo dos links patrocinados:
a) Defina os títulos da página para o SEO: <tittle> </tittle> do html:
- Crie títulos únicos para cada página do site
- Insira a palavra-chave principal dessa página no início do tittle.
- A descrição do título da página não pode passar de 70 caracteres.
- Utilize um analisador de tag para entender se está de acordo.
b) Otimize a descrição das páginas do site: “meta name=”description”:
É através dessa tag que o Google determina o resumo do texto explicativo de cada página, é muito útil para atrair mais cliques, embora não seja um fator de ranqueamento para o SEO.
c) No SEO é fundamental otimizar os cabeçalhos <H1> em cada página:
Utilize o H1 para determinar a palavra-chave e o principal assunto do parágrafo, isso aponta para quem visita o site e para o Google a palavra-chave mais relevante do texto.
d) Otimize o conteúdo das Imagens no seu site tag “alt”:
a) Sempre associe a imagem a um texto explicativo ao que ela se refere, isso é bem simples de fazer utilizando a tag html denominada “alt”.
b) Salve o nome das fotos com a palavra-chave mais relevante a imagem, isso vai ajudar ao robô entender do que se trata essa figura.
e) Em um projeto de otimização de site as URLs: são a espinha dorsal do projeto, veja: www.goomark.com.br/exemplo-de-url-bem-escrita.html
c) Descreva a url de acordo com o assunto principal da página, não se esquecendo de incluir a palavra-chave, separe cada termo com um hífen (-).
d) Descreva a url de acordo com o assunto principal da página, não se esquecendo de incluir a palavra-chave, separe cada termo com um hífen (-).
Dica 2: Como fazer anúncios no Google AdWords de forma mais barata:
Testamos por um longo período diversos recursos do Google AdWords para garantirmos um gerenciamento de links patrocinados mais barato e podemos assegurar que o Google AdWords Express realmente vale a pena e tem um custo mais competitivo
a) Você pode começar a fazer anúncios no Google, quase de graça, o AdWords disponibiliza uma série de cupons de desconto para quem pretende testar os anúncios no Google AdWords Express, preencha o formulário de contato do nosso site e enviaremos um para você!
b) Em 15 minutos é possível criar um anúncio no google adwords express, a diferença para o AdWords normal é que ele segmenta sua campanha de maneira automática e direciona os anúncios para uma região específica o que barateia a campanha.
Dica 3: Como montar um blog para a empresa e produzir conteúdo:
Empresas que possuem um blog ativo, geram 70% mais contatos de negócios pela internet, mesmo que a estratégia de conteúdo envolva uma série de ações e planejamento, nada pode ser pior do que não fazer nada, portanto, crie conteúdos ajudando os seus clientes a resolverem boa parte dos problemas, isso vai ajudar a reputação e trazer oportunidades de negócios.
a) Faça uma palestra online, publique no hangout, slideshare e estimule comentários.
b) Crie um artigo no estilo passo a passo de como os seus clientes podem melhorar alguns pontos na vida ou empresa deles.
c) Monte um texto com uma quantidade objetiva e rica de dicas para ajudar os clientes em potencial a solucionarem problemas internos.
Dica 4: Como gerenciar as redes sociais para o seu negócio:
Apesar do Face book ter reduzido o alcance dos posts para os fãs da sua página, as redes sociais elas ainda têm um papel fundamental para divulgar em primeira mão os conteúdos da empresa. É importante estar engajado em todas as redes sociais Twitter, LinkedIn, Google + etc., veja algumas dicas de como aproveitar essas mídias:
a) Convide sua base de clientes em potencial e para conhecerem as redes sociais do seu negócio.
b) Utilize o Face book Ads, para atrair fãs por um preço bem em conta, preencha o formulário de contato do nosso site e ganhe um cupom de desconto para testar os anúncios com foco em captação de fãs
c) Compartilhe conteúdos de clientes e empresas potenciais.
d) Envie twittes o dia todo, quanto mais conteúdos compartilhados, mais seguidores e audiência você atraí.
e) Mantenha a página de negócios do LinkedIn atualizada com as novidades e vagas de empresa da empresa.
Dica 5: Como monitorar o marketing digital e sua concorrência:
Ficar por dentro das principais novidades do Mercado é fundamental para produzir conteúdo, melhorar produtos, serviços e gerar negócios. Seguir os principais influenciAdWords e players do mercado é o caminho
a) Tweetdeck: utilize-o para seguir, montar listas e gerar alertas das principais novidades do mercado.
b) Google Alerts: cadastre palavras-chave para gerar alertas sobre temas publicados na internet referentes ao seu negócio, você pode cadastrar a marca da sua empresa, de concorrentes, o nome de importantes profissionais do negócio, ou seja, tudo aquilo que estiver atrelado a informação relevante.
Dica 6: Como criar um site na versão mobile de forma rápida e sem custo:
A grande maioria dos nossos clientes, base com mais 400 pequenas e médias empresas de todo Brasil, tem no mobile entre 10% e 30% toda a origem de tráfego do site, isso significaria até 30% menos visitantes no site, caso eles não tivessem uma versão mobile, portanto é fundamental possuir um site adaptado para todas as telas, segue algumas ferramentas:
a) Duda Mobile: com poucos cliques você pode escolher um template e criar um formato responsivo e adaptável para todas as telas, existem opções gratuitas.
b) Google Sites (GOMO): Você pode criar um site mobile, otimizado e grátis com o Google Site, é o projeto GOMO, consiste basicamente em três passos: definição do modelo do site, cores, conteúdo e pronto pode começar.
c) OnMobile: O OnMobile tem versões pagas, porém com layouts bem definidos, vale a pena conferir!
Dica 7: Como gerenciar os leads e oportunidades de negócio recebidas e aumentar a conversão do time comercial:
A passo em que a quantidade de oportunidades de negócios, orçamentos e leads aumenta, você precisará de mais habilidades para controlar todas as negociações, por isso é fundamental, ter um método de vendas, controlar os leads através de um CRM e controlar o processo de vendas da sua força comercial, veja algumas dicas:
a) Método de Vendas: Um passo a passo, procedimentos dentro de todo um processo de vendas é fundamental para controlas oscilações e desvios da operação, um famoso método de vendas é o SPIN aonde você desenvolve toda a negociação através de uma lógica de vendas com ele é possível montar e ampliar equipes de vendas de forma segura e uniforme.
b) CRM: Um CRM é um software que auxilia a concentração e controle de todas as informações dos clientes, em vendas ele é fundamental para garantir que todos os procedimentos de vendas estão sendo cumpridos, controle do pipeline (funil de vendas), relatórios de performance e histórico completo das negociação, o CRM que recomendamos para quem está começando é o Sales Force, ele tem edições a partir de 5 dólares mês, por usuário.
Empresários de pequenas e médias empresas, profissionais de marketing, micro empresários, empreendedor individual, todos já sabem o quanto é fundamental investir no marketing digital para aumentar as vendas, muitos deixam de iniciar uma estratégia online devido ao custo dos anúncios google, mas mesmo sem uma agência de marketing digital você não pode perder as oportunidades de negócio que estão na internet, separamos aqui 7 dicas de ouro no estilo “Marketing Digital Como fazer você mesmo”, segue:
As dicas são úteis para você? Nosso objetivo é que a partir delas possa começar a melhorar o marketing do negócio sem grande esforço financeiro, mesmo em um mercado onde o custo por clique dos anúncios do Google sobe mais sobe mais que a quantidade de resultados, para fechar, não deixe de baixar a planilha de diagnóstico de marketing digital e descubra como estão funcionando as estratégias de marketing digital da sua empresa, grande abraço!