Muitos gerentes de marketing e proprietários de pequenas e médias empresas tem poucas armas quando precisam aumentar a quantidade de orçamentos (leads) recebidos através dos anúncios google adwords, e-mail marketing, facebook ads etc.
O caminho mais rápido e mais caro é aumentar o investimento ou cpc das campanhas, outro é trocar de agência ou consultor de marketing digital, alguns pensam em melhorar o site ou refazer toda estratégias, existe um caminho mais rápido e eficiente, otimizar a landing page, ou seja a página de pouso das campanhas, nesse artigo vamos te presentear com 9 dicas que serão fundamentais para aumentar a conversão de cliques em orçamentos (leads) e consequentemente as vendas do seu site.
Dica 1: Replique no título e cabeçalho da landing page o anúncio do Google AdWords
Você tem 8 segundos para convencer o visitante do site que tem tudo o que ele precisa, lembre-se da jornada que o levou até o site, ele sentiu a necessidade do seu produto/serviço, pesquisou no Google ou no portal, mídia que originou a visita e então escolheu a landing page da empresa.
Uma forma matadora de diminuir o abandono da landing page é replicar o mesmo conteúdo do anúncio no título (title) e primeiro parágrafo (H1), dessa forma você entrega a informação que ele almeja e de quebra ganha pontos no índice de qualidade do Google AdWords.
Dica 2: Utilize de 4 a 5 tópicos para conectar o a necessidade do visitante com sua solução.
Nesse momento, o visitante, não quer ler um e-book, ou aprender mais sobre como as coisas funcionam, ele está no final do processo de compra, entregue rapidamente o que ele precisa com um banner no topo da landing page e um texto curto, com 4 ou 5 tópicos relacionados, lembre-se você precisa, nesse momento, converter essa visita em um lead.
Dica 3: Encontre a medida certa das perguntas do formulário de contato.
Lembre-se, o primeiro contato não é exatamente uma garantia de venda, portanto solicite somente as informações suficiente para iniciar o processo de vendas, se nome, e-mail e telefone forem suficientes, perfeito pare por aí, veja alguns dados importantes:
- Pedir o fone de contato pode reduzir a taxa de conversão em até 6%;
- Pedir o endereço reduz a taxa de conversão em 4%;
- Perguntar a idade reduz em 3% a taxa de conversão.
Dica 4: Tenha uma landing page responsiva, ou seja, pronta para smartphones e tablets.
Dos 105 milhões de usuários de internet no Brasil, 55 milhões navegam por dispositivos móveis, sendo que 71% das buscas móveis (smatphones e tablets) ocorrem quando as pessoas estão assistindo um comercial de TV ou lendo uma revista, por fim sabemos que 63% dos consumidores fazem pesquisa online antes de comprar.
Caso sua landing page não seja amigável ao mobile, você pode estar perdendo 15% de tráfego com algo potencial de compra, uma vez que 70% das visitas mobile resultam em uma segunda ação.
Dica 5: Dedique uma landing page exclusiva para cada campanha.
Uma boa forma de passar à frente da concorrência é dedicar uma landing page para cada campanha, apenas 33% das agências de marketing digital aplicam essa estratégia, 50% dos anunciantes levam os visitantes para páginas de pouso genéricas e 17% levam os leads para a home page. Um dado bem relevante é que os sites que possuem mais de 40 landing pages convertem até 12x que as demais companhias.
Dica 6: Evite as barras de rolagem ou links para outras páginas.
Lembre-se, um visitante é apenas um visitante até que ele tome alguma ação, você pagou por esse clique, agora precisamos que ele entre em contato, seja por chat, fone, e-mail ou formulário de contato, não perca o foco, o destino é único: conversão.
Dica 7: Recheie a landing page com confiança e credibilidade.
Os prospects valorizam cases de sucesso, depoimentos, prêmios, opiniões, comentários sociais, gerando credibilidade com esses testemunhos temos cases no digital que aumentaram em até 30% as conversões de visitantes em leads.
Dica 8: Acerte em cheio no call-to-action (CTA)
Tenho certeza que os formulários de contato da landing page da sua empresa não tem um botão de conversão chamado “enviar”, certo?
Muito bom, saiba que um call-to-action (nome do botão de conversão) bem definido pode dobrar a quantidade de conversões de uma página, ele sempre deve convidar o cliente a descobrir algo, portanto você pode se concentrar nos seguintes verbos para ele: “obter, visualizar, descobrir, aproveitar, começar”, esqueça o enviar e aplique as dicas abaixo:
- O call-to-action deve conter entre três e sete palavras.
- A cor do call-to-action deve contrastar com layout da página. (Destaque-o)
- Repita o call-to-action ao longo do texto da landing page.
Dica 9: Testar diferentes versões
Banner com diferentes objetivos de comunicação, call-to-action com cores diversas, conteúdo diversificado nada é tão bom que não possa melhorar, testar diferentes versões de landing page com frequência é a melhor forma de azeitar as conversões.
Aproveite que agora está pronto para melhorar as conversões das landing pages da sua campanha e aproveite o e-book da Goomark: “O que é Inbound Marketing e como reduzir os custos de marketing, sem perder a eficiência”.