Sabemos que você as vezes se sente em uma montanha russa ao conduzir seu e-commerce, altos e baixos misturados com muita adrenalina. Tem momentos de sazonalidade que dá vontade de fechar os olhos para quedas de vendas explícitas no Analytics, mas a sensação de passar por dificuldades e saborear os lucros da loja virual são muito gratificantes.
O e-commerce brasileiro deve faturar em torno de R$49,8 bilhões em 2015, um aumento de 26% relativo a 2014, com isso começamos hoje um série de artigos para ajudar você a desfrutar boas taxas de conversão na sua loja virtual, lá vai:
1. Utilize as ferramentas certas para seu e-commerce:
Hoje, temos diversas opções de ferramentas que ajudam a controlar as principais métricas do e-commerce, entre elas:,
Google Analytics, podemos entender a taxa de rejeição da loja, se o preço, o frete assustam, se as opções de pagamentos são suficientes. Todos esses indicadores são fundamentais para atacarmos diretamente as causas de baixas vendas de uma kloja virtual.
Wistia: Outra ferramenta bem interessante para e-commerce, possuí vídeos para apresentação dos produtos. A Wistia nos dá o poder de entender em qual momento nosso cliente abandona o vídeo,com isso podemos reeditar a demonstração ou excluir uma parte “chata” em que a maioria dos nossos clientes estão fechando a janela do navegador.
Clicktale: A ferramenta preferida dos analistas para otimizar a taxa de conversão, muito eficiente, grava vídeos dos usuários navegando pelo e-commerce, com movimentos do mouse, rolagem e cliques, com isso, podemos ver aonde nosso consumidor tem problemas em achar algum produto, categoria, telefone, ou até um botão de compra.
Google Trends: Com o TRENDS podemos descobrir tendências e sazonalidades de diversos tipos de produtos, como por exemplo: “A palavra “Roupa infantil de verão” tem uma grande busca em Dez/Jan/Fev, ou seja, podemos começar a planejar a venda e divulgação antes do “boom da demanda” aproveitando assim o máximo das vendas.
2 – Invista na Credibilidade da sua loja virtual:
Um fator determinante para um e-commerce triunfar é sua credibilidade, ou seja, boas referências de sua origem, os selos de segurança são excelente recursos para diminuir a rejeição pelo desconhecido, conheça alguns:
E-Bit: Tratasse de um selo de satisfação do consumidor, onde depois de uma compra o cliente avalia a experiência e entrega do produto. No e-bit os e-commerces são ranqueados em: Diamante, Ouro, Prata, Bronze e Avaliação.
Site Blindado: Determinante na taxa de conversão e credibilidade de um loja virtual, o “Site Blindado” além de carregar boas referências, trabalha na proteção da loja virtual contra hackers que possam clonar suas informações.
Site Sustentável: Outro tipo de selo, muito popular hoje em dia, são os selos ecologicos, uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e o futuro do nosso planeta, é bem vista pelos consumidores. O “Site Sustentável”, planta árvores conforme a quantidade de visitas do e-commerce, a proposta é plantar uma quantidade de árvores para suprir o uso de energia e poluição.
3 – Não feche os olhos para a demanda móvel:
Um site responsivo, compatível com dispositivos mobile, aumenta a audiência das lojas virtuais e consequentemente a quantidade de vendas. Em muitos e-commerce, clientes da Goomark, a audiência móvel já representa um terço da quantidade total de visitantes, abrir mão desse recurso é fechar as portas da loja para um em cada três visitantes.
Além disso o Brasileiro é cada vez mais “Multi-Task”, que significa “Multi-Tarefa”, ou seja, fazemos várias coisas ao mesmo tempo, como por exemplo, assistir a novela favorita e navegar na Web. Visitamos nossos amigos pelas redes sociais e também os sites favoritos, no momento oportuno a TV influência nossa navegação, quantas vezes você não foi buscar mais sobre uma marca, logo após a propaganda?
Aproveitando faça uma análise das estratégias de marketing digital do seu ecommerce, com a planilha de diagnóstico da Goomark, com ela é possível entender aonde existem falhas nas estratégias de captação de clientes e receber uma nota de 0 a 100, faça o download e descubra se o seu gerente de marketing digital passa de ano.