O que é inbound marketing e quais são seus benefícios?

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A forma de fazer marketing mudou bastante nos últimos anos. Meios tradicionais como TV, jornal, revista e rádio continuam presentes nos planejamentos das empresas, principalmente de grande porte, mas eles estão dividindo o espaço e também o orçamento com uma vertente considerada nova no mercado: o inbound marketing.

Na verdade, o conceito inbound marketing não é tão novo assim. Criado nos Estados Unidos, o termo começou a se popularizar no ano de 2009, com o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, dos autores Brian Halligan e Dharmesh Shah.

Com o passar dos anos, o inbound marketing foi sendo aprimorado e estudado por profissionais que atuam na área da comunicação. Hoje, essa estratégia é vista como uma das principais formas de divulgar empresas, produtos e serviços na internet de forma eficaz e direcionada.

Se a sua empresa ainda não conhece e nem investe em ações de inbound marketing, te convidamos para conferir na sequência deste artigo o que é e quais são os principais benefícios oferecidos por essa estratégia.

Conheça a proposta do inbound marketing

Como mencionado, há muitas formas de fazer marketing nos dias de hoje. Porém, a proposta do inbound marketing é diferente das demais, pois o foco é fazer com que o cliente procure a empresa e não o contrário. No marketing tradicional, é a empresa que vai em busca dos seus consumidores.

Você pode estar se perguntando: como é possível despertar esse interesse no cliente? Para alcançar seu objetivo, o inbound marketing trabalha com ações que têm como intuito atrair o potencial cliente para o blog ou site da companhia e, a partir dessa atração, é realizado um trabalho minucioso de relacionamento com o cliente. Esse contato é feito por meio de conteúdos relevantes, de qualidade e, se possível, personalizados para o lead.

inbound marketing

Saiba quais são as vantagens em investir nessa estratégia

Agora que você já sabe como funciona o inbound marketing, vamos apresentar alguns dos principais benefícios que essa estratégia traz para empresas de diferentes portes e segmentos.

Investimento acessível: o primeiro ganho proporcionado pelo inbound marketing tem a ver com os custos. Boa parte das ações são realizadas com foco em conteúdos ricos que são disponibilizados nos sites ou blogs das empresas. Em vez de pagar altos valores para divulgar o seu negócio em meios de comunicação, o inbound marketing utiliza as próprias plataformas da empresa para promover as campanhas de atração.

Mesmo que a companhia prefira passar o trabalho de inbound marketing para uma agência especializada, o investimento ainda permanece bem mais acessível do que as ações de marketing tradicional.

Segmentação do público: outro benefício interessante do inbound marketing é a segmentação do público-alvo. É possível direcionar as campanhas conforme a faixa etária, localização, gênero e preferências dos clientes. Com isso, as ações se tornam muito mais assertivas.

Mais visibilidade para o seu negócio: por fim, mais um ganho importante para as empresas que investem em inbound marketing é a visibilidade que a marca passa a ter. Por meio de conteúdos de qualidade e relevantes, a companhia se tornará referência na área de atuação, ganhando destaque no mercado.

Hoje, mostramos para você o que é e quais são os principais benefícios oferecidos pelo inbound marketing. Se você também quer ter essas vantagens em seu negócio, agende um bate-papo sem compromisso com o nosso time de especialistas.

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