Vai abrir uma empresa? 5 cuidados que você deve ter

Compartilhar

Tornar-se um empreendedor é uma decisão importante e requer muitas responsabilidades. É necessário um planejamento detalhado, observando-se os detalhes técnicos e processuais.

Se você vai abrir uma empresa, é fundamental se planejar e começar bem, a fim de que suas metas sejam alcançadas.

Quanto mais informações tiver, mais bem orientado você estará. Todo o esforço em aprender também será parte do seu investimento. Veja ao menos 5 cuidados que você deve ter na hora de abrir uma empresa:

1. Tenha um plano de negócios

Um dos pontos que podem fazer uma empresa fracassar são as ações por impulso. Você quer evitar ou diminuir os riscos? Elabore um plano de negócios e o avalie antes de qualquer ação.

Naquela ferramenta, delineie o público-alvo e a estrutura necessária, bem como os objetivos da empresa.

É por meio de um plano de negócios que você saberá o quanto vai investir e como fazer esse investimento ser bem aproveitado para gerar lucros. No seu planejamento, todas as ideias são organizadas, de modo a identificar o que é viável ou não.

Resuma os principais pontos do negócio, o que oferecerá no mercado, a localização geográfica, o faturamento mensal esperado — e quais funções, você empreendedor, vai exercer.

2. Identifique o seu cliente

Segmentar o público é fundamental para o sucesso de uma empresa no mercado.

Ao desenvolver a missão da empresa, é válido se perguntar quem serão os seus consumidores e qual o valor deles para o seu negócio. É preciso estudar o perfil dos seus clientes.

Identifique características como a faixa etária, gênero, renda, entre outros pontos. Caso a sua empresa seja voltada para atender a outras empresas (B2B), é interessante verificar o ramo, o tempo de mercado e que tipo de serviço ou produto elas apresentam.

abrir uma empresa

3. Faça uma pesquisa de mercado

Conhecer o que já existe no mercado antes de se lançar nele é fundamental para quem deseja abrir uma empresa. Avalie muito bem quem já atua na sua área previamente, ou seja, os seus concorrentes, pois isso ajudará você a identificar o que falta no mercado. Dessa forma, a sua empresa poderá dedicar-se a suprir essa deficiência com uma melhor solução.

Conheça os pontos mais fortes dos seus concorrentes, diretos e indiretos, assim como as suas fraquezas, para que você consiga desenvolver o seu diferencial competitivo. Você precisa dele para destacar-se no mercado.

4. Obtenha registros e licenças antes de abrir uma empresa

Registros e licenças necessários para o funcionamento da empresa são parte da burocracia que envolve abrir o seu negócio. Alguns dos registros pertinentes são: a autorização da Prefeitura para o Habite-se do imóvel, Alvará de Funcionamento e a observância das regras de ocupação do solo, que podem ser diferentes para cada cidade.

As licenças dependerão do tipo de atividade da sua empresa. Os documentos necessários podem ser encontrados em órgãos como a Junta Comercial (contrato social e deliberações), Receita Federal (registro de CNPJ), Prefeitura (alvará de funcionamento) e Secretaria Estadual da Fazenda (para obter a Inscrição Estadual).

5. Tenha estratégias de marketing

Distribuir panfletos e cartões de visita aleatoriamente pode não ser suficiente para divulgar a sua empresa. Também é necessário um planejamento adequado para as ações de marketing.

Atirar para todos os lados pode significar prejuízo e pouco alcance de clientes.

É preciso definir o que será feito, quando e como. Foque em um nicho de mercado. Defina a identidade da empresa, afinal as pessoas precisam conhecer sua marca com uma apresentação apropriada.

Por último, mas não menos importante: empreenda em algo que você conheça e de que gosta. Para minimizar os riscos e ter mais chance de sucesso é preciso dedicar-se e estar próximo da equipe e do seu negócio. Conhecendo os cuidados necessários para abrir uma empresa, suas chances de sucesso serão bem maiores!

O que achou desse post? Deixe aqui o seu comentário com dúvidas ou sugestões!

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias