A internet tem um papel fundamental no mercado atual e aproveitar o máximo possível de seus recursos é um dos caminhos mais eficientes para o crescimento de uma empresa. Para isso, você provavelmente sabe que investir em marketing digital é a solução para muitas das dificuldades que possam aparecer no caminho de uma PME (Pequena e Média Empresa).
Então, como melhorar o relacionamento virtual entre a empresa e seus clientes? A otimização de sites é algo que se deve dar atenção, caso seu objetivo seja obter resultados consideráveis.
A aplicação em SEO (Search Engine Optimization, isto é, Otimização para Motores de Busca), não só oferece uma melhor colocação em mecanismos de busca — como o Google ou o Bing — quando o usuário buscar um termo específico. Também certifica mais visitantes, e consequentemente, uma maior taxa de conversão. Ou seja, otimizar um site é fazê-lo ideal para as buscas orgânicas (veja aqui como).
Tem dúvidas de quanto investir na otimização de sites na sua empresa? Confira abaixo algumas dicas!
Por que investir?
A maioria dos consumidores pesquisam na internet um produto antes de comprá-lo. Portanto, se a meta da empresa é que seu negócio prospere, captar novos clientes e manter sua posição conquistada, a internet é sua maior aliada.
Muitos internautas navegam por meio de dispositivos móveis, até enquanto veem a publicidade na televisão. Grande parte dos acessos a sites vem de tablets e smartphones. Igualmente, otimizar seu site para tablets e smartphones pode ampliar a sua audiência; quanto mais gente conhecer seu site, mais oportunidades será possível gerar.
Quanto investir?
No marketing digital, dois mais dois nem sempre são quatro. É uma área fluida, está sujeita a constantes mudanças.
Por isso, não há uma resposta exata de quanto gastar. Apesar da crise financeira que o país enfrenta, ainda assim vale a pena investir na otimização de sites.
Quer dizer, deixar-se levar pela ideia fixa de uma crise pode lhe deixar com medo de desembolsar um dinheiro para o marketing, porém, este é o responsável por difundir a marca para o público, por conquistar clientes e aumentar as vendas. Afinal, não é esse seu objetivo?
Investimento barato
Não precisa começar investindo uma grande quantia na otimização de sites, este é um investimento barato e, se bem feito, traz excelentes resultados. Mas garanta sempre que seu ROI (Retorno sobre Investimento) traga lucros à empresa.
Entenda as métricas entre os visitantes e os leads e quanto vale cada cliente. No marketing digital, tudo é facilmente mensurável, em tempo real.
Analise onde é melhor investir, não se foque em apenas um tipo de canal. Se para isso, for necessária ajuda, considere também a possibilidade de contratar uma consultoria de otimização de sites.
Como deve ser o planejamento?
Para ser capaz de avaliar o custo do seu investimento, você tem de saber qual é o seu objetivo. A partir daí, crie uma estratégia de marketing digital e veja qual se encaixa melhor no orçamento da sua empresa.
Já explicamos sobre estratégias de marketing para PMEs, sobre como os links patrocinados (AdWords) e o marketing de conteúdo (usando SEO — Search Engine Optimization) podem te ajudar no planejamento. A ideia é produzir um aumento no tráfego orgânico, sem a necessidade de pagar por publicidade só em outros espaços. Conquiste sua colocação no rank de pesquisas com uma tática certeira e com o auxílio de uma equipe qualificada, para testar novos métodos e chegar à conclusão de qual é a ideal.
Quais são os benefícios?
A otimização de sites permite, pelo marketing digital, exibir seu anúncio para potenciais clientes. Assim como produzir conteúdo de qualidade para o seu site é se valer do melhor dos algoritmos das ferramentas de buscas.
Esta é apenas uma das várias vantagens do que pode ser feito e do efeito que pode ser produzido com um bom investimento em SEO. Aumentar a velocidade de navegação do seu site, tal qual encurtar as distâncias e otimizar o tempo do navegador, favorece a relação com o cliente. Fazer sua empresa acolher o marketing digital é aproveitar ferramentas modernas como chat, e-mail e redes sociais.
Pronto para investir na otimização de sites? As dicas acima foram úteis? Não deixe de dar sua opinião nos comentários!