As vantagens de integrar o pipeline de vendas ao marketing digital

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Você já ouviu falar em pipeline de vendas? Vamos por etapas. Antes de qualquer coisa, precisamos conhecer o ciclo de vendas, para depois chegar à definição de pipeline de vendas no marketing digital

Para quem trabalha com vendas, é sempre hora de vender algum produto, seja ele de imagem, marca, serviço — e para que o resultado final seja um sucesso, é preciso acompanhar o processo do começo ao fim. E como se diz por ai, a propaganda é alma do negócio, por isso o ciclo de vendas a envolve também.

Saiba o que é ciclo de vendas

Ciclo de vendas começa no primeiro contato que o cliente tem com a sua marca ou produto. Depois, vem a parte de ouvi-lo sobre sua pretensão, mostrar sua oferta de produto, negociar o preço, e se tudo correr bem, fechar a venda. Esse ciclo poderá ser de curto, médio ou longo prazo, sem um período específico, pois depende do produto, do segmento, da venda em questão.

O que é pipeline de vendas no marketing digital

Pipeline, em inglês, significa oleoduto, uma tubulação. Representado muito bem por um funil, para demonstrar que uma venda só estará concluída após todo processo de venda, que é o caminho que se faz através do primeiro contato com o cliente até a venda final.

As duas analogias, pipeline e funil, refletem uma entrada de grande volume, que possuem uma vazão menor, para isso existem as etapas a serem cumpridas dentro deste processo. A excelência na gestão de pipeline se inicia no mapa do ciclo de vendas.

Três princípios básicos podem ser o sucesso de sua gestão de pipeline de vendas ao marketing digital:

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  • Criação do ciclo de vendas e a especificação das etapas do processo de todos os canais de vendas da empresa;
  • Escolher bem a ferramenta que irá fazer a gestão dos processos dos vendedores e dos gestores;
  • A utilização constante desta ferramenta, de maneira que possa ser auditada por qualquer superior.

Para que a gestão do funil de vendas seja bem sucedida, caso ocorra qualquer dúvida ou identificação de possibilidade de melhoria, em qualquer etapa, é preciso rever o processo e  estar sempre atualizando o seu ciclo de vendas.

Conheça as etapas da utilização dessa ferramenta tão eficaz

O pipeline de vendas é nada mais do que o mapa do processo de vendas, sinalizando em que etapas o cliente se encontra na trajetória até a compra. 
O número de etapas pode variar de ciclo para ciclo — pode existir ciclos de 20 etapas como ciclos de 2 etapas.

Vejamos o caminho a ser percorrido:

  • Lead: o contato inicial do cliente com a marca.
  • Prospecção: identificar o que o possível cliente quer e deduzir qual a melhor forma de atendê-lo.
  • Proposta: oferta que a empresa propõe do serviço ou produto e dá o preço de venda.
  • Negociação: consenso que o cliente e a empresa chegam valor final, justo para as duas partes.
  • Fechamento: venda concluída. Porém, manter o relacionamento com o cliente pós-venda é importantíssimo, fará com que ele volte a comprar da empresa.

A gestão do pipeline de vendas é o acompanhamento de todas essas etapas. Através de um mapeamento traçado passo a passo, gestores e vendedores terão um bom material para analisar o resultado, avaliando o que deu certo como também o que pode ter dado errado.

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