Você já deve ter ouvido falar que um bom atendimento não deve ser um diferencial, mas sim um pré-requisito para que suas vendas aumentem. Mas você sabe por que isso acontece? Alguns aspectos referentes ao atendimento podem garantir a satisfação do cliente e ainda aumentar as chances de fidelização, pontos cruciais para que suas vendas sejam otimizadas.
Quer investir em um atendimento de qualidade e entender melhor sobre tudo isso? Continue a leitura deste post que vamos explicar a você!
O momento da compra é muito importante
Devemos entender que a globalização e o livre mercado aumentam a concorrência. Por isso, as empresas precisam recorrer à soluções, muitas vezes criativas, para atrair e reter clientes. Quem atua no varejo deve considerar o atendimento como um dos aspectos fundamentais para isso.
Estamos falando do momento da compra. Quando o cliente que busca uma solução para um de seus problemas, ou para a necessidade dele, se interessa pelo que você oferece, algumas coisas podem influenciar na decisão de compra.
Por exemplo: o ambiente físico, a disposição e a cortesia dos vendedores, o bom conhecimento sobre os produtos (a fim de sanar as dúvidas do cliente) e a atenção dada àquele cliente, já que é preciso ouvi-lo cuidadosamente para entender suas demandas e gostos pessoais. Tudo isso se refere a um atendimento de qualidade que pode ser o diferencial em seus resultados.
As condições de pagamento também cativam
O atendimento, para ser de qualidade, precisa estar conectado com questões práticas como as condições de pagamento. Se o estabelecimento dificulta esse processo, dificilmente as vendas serão otimizadas. Todo cliente deseja sair de uma compra com aquele sentimento de que o seu investimento foi vantajoso — seja pelo preço, pelas formas de pagamento, entre outros.
Facilitar o pagamento é uma excelente maneira de cativá-lo. Aceitar cartões de crédito, oferecer condições de parcelamento, descontos, e por aí segue. Acolher a pessoa em suas preferências de como vai pagar é uma maneira de aprimorar o relacionamento com ela e atender melhor no varejo.
O pós-venda ainda se relaciona com o atendimento de qualidade
O atendimento não pode ser considerado de qualidade se o relacionamento vai estagnar assim que a compra for concluída. Para que as vendas sejam otimizadas e os clientes saiam satisfeitos a ponto de mais tarde serem fidelizados, cultivar uma boa estratégia de pós-venda é vital.
Conduzir o cliente até a saída e agradecer pela compra é importante, mas que tal conseguir uma forma de contato com ele, por meio de um cartão de fidelidade ou cadastro? Que tal enviar e-mails ou mensagens, perguntar sobre seu nível de satisfação, o que achou do atendimento na loja e buscar saber se houve algo que o desagradou?
Isso é essencial para que a empresa aprimore o atendimento e se mantenha ciente de possíveis erros que podem ser retificados rapidamente, garantindo mais compras no futuro.
Com um atendimento de qualidade, as chances de o consumidor indicar a sua marca para outras pessoas são bem maiores. Além disso, se ele sai satisfeito do estabelecimento, poderá retornar outras vezes. Por isso, para conquistar os clientes e otimizar as vendas é preciso surpreendê-los, ou seja, ultrapassar suas expectativas.
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