O planejamento de marketing é uma ferramenta indispensável para as pequenas e médias empresas (PME) que desejam conquistar cada vez mais clientes e consequentemente aumentar as suas vendas. Realizando esse planejamento é possível relacionar as informações pertinentes ao negócio capazes de otimizar tempo e investimento nas ações estratégicas. Por isso, é importante investir no plano de marketing para organizar as ideias antes de partir para a prática. Isso facilitará a execução das tarefas e impulsionará resultados positivos posteriormente.
Neste artigo você vai compreender a importância de um planejamento de marketing bem estruturado para o seu negócio. Selecionamos, a seguir, as etapas fundamentais para criar um plano eficiente!
Defina o seu público-alvo
O primeiro passo para um bom planejamento de marketing para PME é identificar o perfil do seu cliente. Além dos dados demográficos (idade, gênero, estado civil, etc), as informações sobre o seu comportamento são extremamente úteis. É preciso saber quais os problemas do público que o seu produto ou serviço resolve, que tipo de conteúdo o consumidor valoriza, quais os meios de comunicação ele utiliza para se informar, entre outros aspectos. Desta forma, a empresa terá condições de elaborar estratégias que caminhem em sinergia com o que o público deseja.
Estude a concorrência
Conhecer a concorrência é outro elemento importante no planejamento. É a partir dessas informações que a sua empresa vai descobrir as fraquezas dos concorrentes diretos e indiretos e isso pode lhe gerar bons insights. É uma oportunidade para observar a atuação da concorrência e aprimorar a própria estratégia.
Faça a análise SWOT
Mapear as forças, fraquezas (informações internas), oportunidades e ameaças (informações externas) faz parte de um planejamento de marketing eficiente. Diante desta análise será possível traçar metas e objetivos para a empresa.
Estabeleça objetivos e metas
Estabelecer aonde a sua empresa quer chegar é de suma importância, afinal, caminhar sem saber para onde ir não gera um retorno positivo. As metas também são indicadores de resultado, ou seja, quantificar as intenções além de motivar a empresa no alcance destes objetivos, facilita a avaliação dos resultados futuramente.
Crie estratégias de sucesso
Uma vez que a empresa já determinou o que deseja alcançar, chega o momento de mapear quais as atitudes mais efetivas para chegar ao resultado esperado. Considerando os recursos disponíveis, as estratégias representam as ações necessárias para atingir o alvo. Seja o investimento nas redes sociais ou a participação em eventos – é nessa etapa que a empresa define as táticas mais importantes ao longo da jornada.
Ter um cronograma de ações é essencial no planejamento de marketing
Relacionar as tarefas que precisam ser executadas, quem são responsáveis por cada uma e o prazo para cumprimento destas atividades são as informações que um cronograma organizado deve apresentar. Desta forma, as estratégias de marketing da sua empresa saem do papel e se transformam em realidade.
Não se esqueça de monitorar tudo
O acompanhamento do planejamento de marketing é imprescindível para avaliar e aprimorar, caso seja necessário, alguma tática. As mudanças no mercado podem impactar diretamente a aplicação das estratégias e alterar todo o contexto. A avaliação periódica também permite verificar se as metas estão sendo cumpridas, ou seja, é nessa etapa que a sua PME descobrirá se o planejamento está auxiliando na tomada de decisões estratégicas.
Ao contrário do que muitos imaginam, não é necessário contar com um investimento alto para construir um planejamento de marketing para PMe, entretanto, a estratégia é primordial para que ele seja efetivo. Por isso, é fundamental contratar uma agência de marketing especializada para elaborar o seu plano.
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