Se você já criou ou acompanhou o desenvolvimento de campanhas de marketing sabe que planejá-las exige bastante atenção e conhecimento, pois são uma série de detalhes que devem ser analisados durante a produção das ações. Uma das etapas mais importantes desse processo é a segmentação. É por meio dela que as empresas conseguem atingir o seu público-alvo através das campanhas de marketing.
Mas, o que é segmentação? Como ela “age” dentro das ações? Cada empresa tem a sua própria segmentação nas campanhas de marketing ou existe um padrão? Como montar uma estratégia vencedora para minha empresa?
Essas dúvidas fazem parte do seu dia a dia quando o assunto é campanhas de marketing? Então, indicamos a leitura desse artigo até o fim, pois vamos abordar os principais pontos que comprovam a importância de uma boa segmentação para o sucesso das suas ações.
Entenda o que é segmentação
Quando uma empresa cria um produto ou serviço, é comum ela querer apresentar a sua solução para o maior número possível de pessoas. Daí, quando o empreendedor é questionado sobre qual é o seu público-alvo, a resposta mais recorrente é: todas as pessoas, o país inteiro.
No entanto, essa afirmação nem sempre é baseada em estudos que ajudam a moldar o público-alvo da companhia. Primeiro, é preciso saber quem são as pessoas que de fato estão dispostas e precisam do seu produto ou serviço. Também é fundamental levantar outros dados, como:
- Onde essas pessoas estão (localização geográfica);
- Quais são os seus hábitos de compra;
- Gênero;
- Faixa etária;
- Interesses.
Além disso, a própria empresa precisa definir a sua capacidade de entrega para o público, levando em conta a logística, a produção, o atendimento e o suporte no pós-venda. Sendo assim, a segmentação das campanhas de marketing começa com a junção de informações internas da companhia com dados externos relacionados aos clientes em potencial.
Veja como utilizar a segmentação estrategicamente nas suas campanhas de marketing
No tópico acima, mostramos que cada empresa terá uma segmentação diferente em suas campanhas de marketing, pois os produtos, serviços e perfil do público-alvo varia de negócio para negócio. Mas, há dicas que podem ajudar as companhias de diferentes perfis a utilizarem estrategicamente a segmentação.
Por exemplo, escolher os canais de divulgação com maior poder de personalização é importante para as marcas que buscam sucesso nas suas campanhas de marketing. Ferramentas como Facebook Ads e Instagram Ads, voltadas para as redes sociais, permitem que as marcas criem ações amplamente segmentadas, definindo a localização, gênero, faixa etária, interesses, entre outros pontos, direcionando os anúncios para o público correto.
O Google Ads também segue uma estrutura bem parecida, porém, a sua segmentação é ainda mais detalhada. O criador das campanhas de marketing pode escolher os dias e os horários em que os anúncios ficarão ativos na internet conforme os hábitos de acesso dos consumidores, otimizando o investimento da empresa.
Reunimos no artigo de hoje informações que mostram o quão importante é ter uma boa segmentação nas suas campanhas de marketing. Aproveite que você está pesquisando sobre o assunto e confira também em nosso blog o post que ensina a encontrar os melhores serviços de marketing digital para a sua empresa.