Redes Sociais: Como as PMEs podem vender mais com elas?

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Você que já fez algum anúncio no Facebook ou qualquer outra rede social e não deu certo, ou que já ouvi dizer que redes sociais são para “branding” e não para vendas, deve estar bem desconfiado com o título desse texto não é?

Sabemos disso, mas queremos apresentar um ponto de vista interessante para entender de fato se as pequenas e médias podem vender mais com redes sociais. Vamos tentar fazer um paralelo com o futebol, se topa o desafio, vamos em frente.  Você se lembra quem fez o gol da seleção brasileira de futebol contra a Alemanha na Copa do Mundo de 2002 quando o Brasil se sagrou pentacampeão?

Isso mesmo, Ronaldo acertou na mosca, mas agora me diga, quem deu passe e construiu toda a jogada?

É… muita pouca gente sabe a resposta dessa pergunta, sinceramente aqui na Goomark, quase ninguém acertou, mas essa é grande questão do marketing digital. Não é curioso quanto glamour e fama banham o atacante, o camisa nove?

Pois é, o atacante é quem faz a maioria dos Gols, mas para vencer cada partida, goleiro, zagueiro, laterais e meio campo defendem o time, neutralizaram o adversário e constroem as jogadas sagrando assim todo um time vitorioso. No marketing digital as coisas são parecidas para a venda acontecer precisamos de três coisas: visitantes no site, leads (contatos de clientes em potencial pedindo orçamento) e as vendas (contatos que compraram).

O que muita gente quer dizer quando fala que o Google AdWords vende mais que Redes Sociais é que o “gol foi feito pelo AdWords”, ou seja, a origem daquela venda é Google AdWords, mas se esquecem como aquela venda começou.

Basicamente a origem final dos leads leva a glória de artilheiro, mas como não se sabe como começou essa venda, mais ninguém leva os louros da vitória.

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Jogando com todo o Funil de Marketing

Do mesmo jeito que para fazer gols o atacante precisa receber a bola do meio de campo e para vencer as partidas a defesa e o goleiro tem que tomar o menor número de gols possível. Para vender você precisa de leads (contatos pedindo orçamento) e para ter leads precisamos de visitantes no site. As visitas são como o meio campo, trazer clientes em potencial para o site e quanto mais visitantes qualificados, maior a probabilidade de converter leads.

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Como atrair mais visitantes qualificados?

Qual a grande razão para um cliente em potencial entrar no seu site?

Não tem problema se você não sabe a resposta dessa pergunta, eu te digo é simples, tem duas formas, a primeira é alugando visita gaste mais dinheiro no Google AdWords ou em qualquer outro site que venda publicidade no modelo por clique e você as terá, a segunda é mais trabalhosa, porém muito mais efetiva, ofereça ao seu cliente em potencial aquilo que ele precisa. Entregue conteúdo que informe e preste serviço, tire as dúvidas principais que ele deve estar enfrentando, ofereça um tutorial ou manual de como resolver as anomalias que aparecem, faça uma sessão de perguntas e respostas, disponibilize uma planilha em excel que ajudará a tomar decisões.  Esses conteúdos podem ser espalhados pelas redes sociais e se realmente forem úteis serão encontrados no Google, com isso você aumenta as visitas do seu site e o melhor, sem pagar um “aluguel” por isso.

Saiba que existem três perfis visitante no seu site, aquelas que só estão buscando informações, outros que já estão pesquisando produtos e serviços que os atenda e o que está tomando a decisão de comprar entre a sua empresa e provavelmente outras duas. Já vi dados que supões que 70% das visitas de um site ainda estão na fase de informação ou pesquisa, por isso é tão importante investir na jogada e não somente na hora do Gol.

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Mais visitas, mais bola para o atacante?

Exatamente isso! Mais visitas, mais leads para o seu time de vendas garantir novos e bons negócios e o melhor mantendo o relacionamento com o seu comprador nas redes sociais as chances de recompra são maiores, uma vez que, o relacionamento entre marca e cliente se prolonga por muito tempo.

Como controlar todo o funil de marketing?

Um relatório eficiente de marketing digital deve controlar a quantidade de visitas no site, a taxa de conversão de visitantes em leads e a conversão desses leads em vendas, dessa forma você tem uma visão bem clara de onde precisa atacar e melhorar. Caso as visitas subam e os leads não acompanhem olhamos a fundo a origem dessas visitas, o mesmo para os outros indicadores. O controle sobre todo o funil de marketing é muito mais eficiente do que controlar apenas as vendas realizadas, na verdade verdadeira, as vendas são apenas uma ponta do iceberg, faz sentido para você?

Afinal…. quantos leads preciso para vender mais?

Com todas essas verdades e cartas na mesa espero que você não se esqueça mais do “Kleberson” do seu time, pois é, foi ele quem começou a jogada do gol do penta-campeonato brasileiro. As redes sociais podem e devem ser o seu meio-campo no marketing digital, atraindo mais visitas e contribuindo na distribuição do seu conteúdo.

Para te ajudar nas projeções fizemos uma calculadora de leads que aponta exatamente isso, quantos leads você precisa para bater as metas de vendas, aproveite essa planilha em excel criada justamente para ajudar pequenas e médias empresas com essa necessidade, esperamos que tenha curtido nosso conteúdo, aproveite e deixe um comentário, abraços!

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