Anunciar o produto ou serviço certo para a pessoa certa, no momento correto, fechando mais vendas e diminuindo o CPC (Custo por Clique). Está aí um cenário tentador para quem tem campanhas ativas no Google Adwords. Mas para chegar até esse ponto é necessário aplicar algumas medidas, em especial a segmentação de público a ser atingido pelos anúncios.
Vamos mostrar, neste artigo, como a segmentação de público é fundamental para que suas ofertas cheguem até pessoas realmente interessadas no seu produto. E o primeiro questionamento é simples:
Como a segmentação de público pode me ajudar?
Segmentar nada mais é do que fazer uma ferramenta de filtragem do público que receberá uma oferta ou conteúdo da sua empresa. Para quem tem ou pretende lançar uma campanha de anúncios no Google Adwords, a segmentação deve ser sua maior aliada. Sua principal virtude é direcionar seus esforços para o público certo, evitando o pagamento por cliques de pessoas que não estão interessadas no que você tem para oferecer.
Existem algumas orientações de segmentação de público que podem (e devem!) ser seguidas:
Segmentação por palavra-chave
Você deve escolher uma ou mais palavras e até frases que tenham a ver com seu produto. Selecione uma lista de palavras-chave que você acredite que as pessoas pesquisarão e, assim, sua oferta poderá ser exibida para essas pessoas.
Por exemplo: se você tem um anúncio vendendo mouses usb, defina um grupo de palavras-chave com os termos “mouse usb”, “mouse”, “mouse para notebook”, “mouse para computador” e “mouse usb preço”.
Segmentação por dispositivo
Você pode exibir seus anúncios com base nos dispositivos que as pessoas estão se conectando ao Google, aos sites parceiros e as páginas que integram a rede de display do Google. Com isso, você pode ofertar seus produtos para pessoas que acessam somente por desktops, notebooks, iPhones ou smartphones e tablets com sistema Android.
Pense no seguinte cenário: se a sua página de anúncio ainda não é responsiva (não é adaptada para tamanhos de telas diferentes), é recomendado que a campanha seja direcionada apenas para usuários de desktops e notebooks.
Na página de ajuda do Adwords, você pode conhecer todos os outros tipos de segmentação de público.
Exclusão de segmentos
Esse é um método que deve andar junto com qualquer segmentação escolhida. Ao excluir palavras-chave, idiomas, locais e até sites para que seus anúncios não sejam exibidos, você estará, inteligentemente, deixando de lado pessoas que podem cair na sua página por engano – o que geraria maiores custos de investimento.
Adotar essa prática permite que você diminua o CAC (Custo de Aquisição por Cliente), aumentando a probabilidade de atingir o público que de fato está, ao menos, interessado no seu produto.
Conheça bem seu público
Outro erro comum é segmentar ao máximo sua mensagem com base em um público o qual você “acha” que irá comprar o que está sendo ofertado. Evite qualquer tipo de achismos! Você precisa definir bem o perfil das suas personas (modelo que caracteriza o cliente ideal para a sua empresa), assim, você entenderá perfeitamente o que ele busca e qual a melhor maneira de oferecer seu produto.
Linguagem próxima
Não crie anúncios difíceis de serem entendidos. A linguagem deve ser simplificada nos títulos, nas descrições e no conteúdo da página da oferta. Termos complexos podem afastar aquele potencial cliente. Portanto, crie títulos atrativos e descrições atrativas, abuse dos gatilhos mentais, que elucidem o senso de urgência, empatia ou curiosidade, por exemplo.
Exponha e valorize os atributos principais do anúncio – pode ser o preço, um desconto, uma promoção ou até uma característica especial do produto.
Quais as dificuldades do seu público?
Essa dica é valiosa, especialmente para empresas que vendem um produto ou serviço cujo o mercado e as pessoas não estão preparadas para consumir. Serve também para marcas que precisam se firmar no mercado. Nesses casos é importante investir em ações que visem alavancar o conhecimento do público sobre o seu negócio. Para isso, o Inbound Marketing pode ser uma boa solução
O risco está baseado nas desconfianças que o público pode ter com produtos, serviços e marcas as quais ele não conhece bem.
Definitivamente, a segmentação de público em anúncios só contribui com a melhor alocação dos recursos destinados às campanhas de marketing digital. Ela é eficiente para aumentar e, principalmente, qualificar suas vendas, promovendo a oferta certa para uma demanda aplicada em criar valores lucrativos com sua empresa.
Comprovou como a segmentação de público poderá ajudá-lo a vender mais em suas campanhas? Para acompanhar nossas novidades no Facebook, curta a nossa fan page!