Quando uma empresa lança o seu site existem diversos pontos de atenção. Desde a arquitetura dele, passando pela programação que será desenvolvida e até o conteúdo que integrará todas as páginas. Mas existem pontos relativos ao momento após o lançamento que também têm importância. Um deles é o posicionamento que a sua marca terá nos motores de busca. Ou seja, quando um usuário digitar uma palavra chave do seu interesse no Google, em qual página de resultados estará o seu site?
Se você tem dúvidas sobre o assunto, leia este texto até o final. Explicamos tudo sobre SEO e como ele pode ser útil para o seu negócio.
O que é o SEO?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, isto é, otimização para sites de busca. Na prática, são diversas táticas aplicadas para que os motores de busca entendam a relevância de um site dentro de seu segmento específico. Isso acontece por meio da análise da programação de todas as páginas propagadas na internet. Os motores do Google checam uma série de pontos presentes (ou não) em uma página e, por meio de um ranqueamento, posicionam o site em suas páginas de resultados.
Por que o SEO é importante?
Quando aplicamos as táticas de SEO em um site, é como se estivéssemos remando a favor da maré. Ou seja, é trabalhar dentro dos parâmetros do sistema para que você seja beneficiado por ele. Essa afirmação tem como base o comportamento dos usuários. Isso porque é sabido que dificilmente as pessoas entram em sites que estão no pé da página de resultados, muito menos na segunda, terceira ou quarta páginas. Por isso, é muito importante que você adote essas estratégias e esteja entre as principais escolhas do seu público.
Como o SEO me ajuda na geração de leads?
Os leads são os clientes em potencial. Ou seja, as pessoas que se interessam pelo setor que você atua e que procuram na sua marca as soluções para suas necessidades. Levando em consideração que essas pessoas buscam por produtos ou serviços similares aos seus, e as suas táticas de SEO estão aplicadas, a geração de leads se torna uma consequência orgânica dos seus esforços em marketing.
Quais são as táticas de SEO?
O algoritmo exato que ranqueia páginas é o segredo mais bem guardado do Google. Entretanto, especialistas passaram anos trabalhando no desenvolvimento de táticas que geram resultados excelentes. Nesse sentido, um dos pontos mais importantes é trabalhar bem as suas palavras-chave de interesse. Ou seja, adicioná-las à sua programação e produzir conteúdo original e relevante contendo essas palavras. Já se perguntou o porquê de tantas marcas terem blogs? Essa é uma das explicações.
Em quanto tempo terei resultados?
Um ponto muito importante quando tratamos de SEO é o alinhamento das expectativas quanto ao tempo que demoraremos para ver resultados. Isso porque a indexação de um site no Google é demorada. Portanto, a aplicação das táticas de SEO devem ser iniciadas o mais rápido possível, uma vez que estamos falando em resultados a médio e longo prazos.
Se a sua empresa tem um site e ainda não aplica as estratégias de SEO, está na hora de começar. Essa é uma ação importante para que as suas páginas fiquem bem ranqueadas no Google e possam ser acessadas por cada vez mais pessoas. Por isso, encontre a equipe certa para te ajudar, ajuste a sua programação e comece a produzir conteúdo original.
Você já aplica alguma tática de SEO no seu site? Conte nos comentários como isso funciona dentro da sua empresa.