Nos últimos anos, as campanhas de inbound marketing ganharam um destaque especial no mercado, graças aos excelentes resultados gerados para empresas de diferentes segmentos e portes. A junção de serviços importantes para a divulgação dos negócios, com estratégias focadas em resultados rápidos e assertivos, fez do inbound marketing o “queridinho” das companhias com presença digital.
O fato do inbound marketing ser mais acessível do que outros serviços tradicionais de marketing, como comerciais de TV e rádio e publicidade em veículos impressos, também é um fator que chama bastante a atenção das empresas. Mas, ao contratar essa estratégia de cunho digital, é comum os empreendedores ficarem com dúvidas sobre como ter o ROI (Retorno sobre Investimento) com o inbound marketing.
Se a sua empresa investe ou está pensando em investir nessa estratégia, recomendamos que você leia este artigo até o fim e conheça o passo a passo para obter o ROI com inbound marketing. Não perca!
Saiba o que é ROI
Antes de querer ter o ROI com inbound marketing, é importante que o empreendedor conheça o que é e para que serve essa sigla. Bom, ROI quer dizer “Retorno Sobre Investimento” e vem da expressão em inglês “Return On Investment”. Ele representa uma métrica bastante utilizada para descobrir quanto dinheiro a empresa ganhou ou perdeu nas ações em que investiu.
Para o inbound marketing e nas demais ações projetadas pela empresa, o ROI é essencial para identificar se as estratégias estão gerando os resultados esperados pelo time, quais investimentos devem continuar e quais precisam ser ajustados ou interrompidos.
Veja como calcular o ROI do inbound marketing
Depois de conhecer a função do ROI, chegamos no momento de apresentar a fórmula para calcular essa métrica importante para o sucesso das ações de inbound marketing. Para facilitar o processo, é importante que o empreendedor faça o levantamento dos seguintes dados:
- Custos com os funcionários de marketing;
- Custos com a agência de marketing;
- Custos com a ferramenta de automação de marketing;
- Custos com a produção de conteúdo.
Após reunir essas informações, é preciso aplicar a seguinte fórmula para calcular o ROI do inbound marketing:
ROI = (ganho obtido – valor investido) / valor investido x 100
Para exemplificar, vamos pegar uma empresa que investe R$ 7 mil por mês em inbound marketing, sendo que R$ 2 mil são para pagar o analista de marketing e os outros R$ 5 mil para arcar com os custos da agência e das ferramentas de automação. Essa companhia obteve um ganho no último mês de R$ 70 mil com as ações online. Sendo assim, o cálculo será o seguinte:
ROI = (70.000 – 7.000) / 7.000 x 100
ROI = 63.000 / 7.000 x 100
ROI = 9 x 100
ROI = 900%
Por meio desse cálculo, a empresa ficou sabendo que a cada R$ 1 investido em inbound marketing, ela faturou R$ 9. Essa estratégia vale para dimensionar o ROI de serviços como marketing de conteúdo, links patrocinados, blog empresarial, redes sociais, entre outros.
Hoje, mostramos como a sua empresa pode obter o ROI do inbound marketing por meio de uma conta simples, mas que exige muita atenção, pois dados incorretos podem comprometer o desempenho da companhia nas ações online.
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