A comunicação sempre foi e continua sendo parte importante da jornada de compra do consumidor. Principalmente em tempos de internet e Marketing Digital, expressar-se por meio de conteúdos de qualidade e utilizar as palavras certas é essencial para quem quer se destacar e aumentar as vendas.
Escolher as palavras certas ativam o lado emocional dos clientes e deixam o seu produto atrativo, fazendo-o gastar mais na loja. Pensando nisso, listamos abaixo as 4 palavrinhas mágicas, segundo estudos recentes de economia comportamental, que o ajudarão a vender mais e fidelizar clientes e explicaremos o porquê.
Quer saber quais são essas palavras? Então, continue a leitura!
1. “Você” é a palavra mais forte do português
Qualquer marketeiro concordará que essa é a palavra mais forte da nossa língua. Afinal, como clientes, gostamos de nos sentir especiais e de sentir que algo foi feito para e pela gente.
Nada expressa melhor esses sentimentos do que a palavra “você”. Então, procure estabelecer um vínculo direto com seu cliente.
Quando descrever um produto, mostre o por que daquele produto específico ser importante para ele e como poderá ajudá-lo em suas necessidades. Faça com que o consumidor saiba que é com ele que você está falando, da mesma maneira que estamos fazendo com você neste momento.
2. Oferecendo algo melhor e empolgante com “novo”
Não dá pra negar o poder dessas 4 letras. Já foi provado que, quando vemos a palavra “novo”, nosso subconsciente imediatamente a relaciona com algo melhor, empolgante, fazendo-nos desejar aquele produto ou informação. Não é por acaso que muitas empresas lançam versões de produtos já existentes no mercado, sejam elas com mudanças profundas ou superficiais, para utilizar o termo “novo” e usufruir do poder de atração que esse vocábulo possui.
3. Usando “grátis” para vender mais e fidelizar clientes
Essa é outra palavra forte do nosso dicionário e a Amazon nos explica facilmente por quê. Uma das gigantes em lojas virtuais atualmente, em 1999, essa empresa foi pioneira em lançar a promoção do frete grátis para compras acima de um determinado valor.
Resultado: o ticket médio da empresa aumentou, ou seja, ela conseguiu vender mais e fidelizar clientes. Isso porque a palavra “grátis” tem um apelo quase irracional no nosso cérebro. Ela nos dá a impressão, mesmo que seja falsa, de estar em vantagem, de tirar algum proveito e, afinal, todos nós desejamos isso.
4. “Garantir”, o verbo motivador de compras
O verbo garantir e seus derivados (garantido e garantia, principalmente) é um forte motivador de compra, pois fornece segurança ao cliente quando vai fazer sua aquisição. Isso porque todos nós nos preocupamos em gastar nosso dinheiro com algo que nos dê o retorno esperado.
Essa é a principal característica do consumidor atual: antes de realizar qualquer compra, ele se informa, procura referências e indicações para ter a certeza, ou seja, a garantia de que a sua aquisição valerá a pena. Por isso, para vender mais e fidelizar clientes injete no seu comércio textos publicitários com esses termos. Desenvolva uma política de troca e devoluções satisfatória para o cliente que, assim, se sentirá mais confortável de realizar negócios com a sua empresa.
Conhece outras palavras com forte apelo comercial? Comente abaixo e compartilhe um pouco da sua experiência!