Como calcular o ROI e saber se está investindo na mídia certa para meu negócio?

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Imagem de papéis com planilhas e uma calculadora

O Retorno sobre Investimento (ROI) é uma das métricas mais importantes para qualquer iniciativa de marketing. Ela indica o quanto uma estratégia tem sido bem-sucedida em gerar resultados concretos para o empreendimento. Por isso, calcular o ROI é uma tarefa que deve estar presente já no planejamento.

Por meio desses cálculos, é possível definir quais são as melhores estratégias e qual performance oferecem. Isso permite priorizar investimentos e compreender se o negócio tem direcionado esforços para a mídia adequada.

Quer saber o que fazer para calcular o ROI? Veja algumas dicas que garantem o melhor processo!

Conheça a fórmula para chegar ao indicador

Para conseguir chegar aos valores corretos, será necessário utilizar uma fórmula simples, mas cujos componentes devem ser considerados. Ao entender essa equação, dá para saber quais são os dados para selecionar de cada ação em mídia e o que é mais importante para acompanhar.

De maneira simples, o indicador é obtido da seguinte forma:

ROI = [(Ganhos com a mídia – Custos de investimento) / Custos de investimento] x 100%

Ou seja, a ideia é dividir o lucro gerado pela campanha em determinada mídia e dividi-la pelos gastos iniciais. O resultado é dado em porcentagem, para favorecer a interpretação.

Imagine que um negócio gasta R$ 20 mil em links patrocinados e, no período, gera um total de R$ 60 mil em vendas. Isso significa que o ROI é de 200% ou que a cada R$ 1 investido, houve um lucro de R$ 2.

Calcular o ROI

Considere todos os custos e ganhos para calcular o ROI

Na hora de chegar ao número desse indicador, é essencial obter os valores adequados de cada parte da fórmula. Ao pensar nos gastos, por exemplo, não basta avaliar o investimento direto feito em uma plataforma. Também é preciso considerar as horas gastas pelos funcionários, a estrutura de apoio que é necessária (como a contratação de um software) e até o custo de oportunidade.

Somente ao somar todos os gastos é que dá para ter uma noção do resultado real, o que permite fazer uma análise completa e robusta. Ignorar custos indiretos, por outro lado, pode dar uma ideia mais positiva do que é, na verdade.

Além disso, é essencial usar todos os ganhos associados às campanhas. Se a intenção é medir determinada mídia, não considere as vendas geradas por outra. Ao tratar e “limpar” os dados, calcular o ROI é uma tarefa mais eficiente.

Use a facilidade de rastreamento do marketing digital

Um dos maiores benefícios do marketing digital é que ele permite que tudo seja medido, com bastante precisão. Você consegue saber, exatamente, de onde vieram certas conversões se utilizar as ferramentas corretas. Com isso, dá para calcular o ROI de cada mídia, sem nenhuma dificuldade.

Pense que determinada empresa vai criar campanhas de e-mail marketing, nas redes sociais e com links patrocinados para a mesma landing page. Para identificar cada retorno, o ideal é usar um link individual para cada alternativa. Assim, ao medir as estatísticas, é possível separar a origem de tráfego e de conversão.

Se decidir adotar parcerias, como ao recorrer a digital influencers, o sistema de cupom personalizado é um bom complemento. O fato é que explorar essa capacidade de rastreio ajuda a identificar essa parte da fórmula. Com os custos levantados do jeito certo, o resultado é consistente.

Calcular o ROI das suas ações de marketing é essencial para entender se o investimento está nas mídias adequadas. Assim, basta aplicar essas dicas para ter um bom desempenho no processo.

Se quiser ter uma performance ainda melhor, veja 3 técnicas para elevar o retorno sobre investimento das suas estratégias!

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