7 dicas para otimizar suas campanhas de e-mail marketing

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Uma ferramenta tão importante como as campanhas de e-mail marketing, deve ser constantemente aprimorada para que traga resultados consistentes e atinja o objetivo de alcançar o público alvo, resultando na conversão de vendas.

Essa é uma ferramenta que, além de promover o Marketing Direto com os seus clientes em potencial, ainda pode estreitar o relacionamento com o seu consumidor e, de quebra, conquistar a sua confiança, despertar o interesse e engajamento com a marca, produto e/ou serviço. Portanto, cuide bem dela!

Algumas medidas são bem simples para otimizar as campanhas de e-mail marketing e podem fazer com que obtenha sucesso na entrega da sua mensagem. Veja a seguir algumas dicas que vão fazer a diferença:

Capriche no assunto do e-mail

Quantas vezes você descartou um e-mail somente pelo título da mensagem? Pois é! Esse é o primeiro passo que vai definir se o seu e-mail será lido ou não. Portanto, faça testes AB, com diferentes títulos de e-mail antes do envio final. Pense que aqui só temos 1 chance da mensagem ser lida e o assunto é determinante, neste caso. É preciso construir um título que instigue a leitura, seja atrativo e de fácil entendimento. Nunca, jamais, em tempo algum, engane o seu cliente com títulos mentirosos ou promoções fantasiosas, pois, com isso, você pode ganhar a antipatia imediata daquele que poderia ser um cliente em potencial.

Trate o seu cliente pelo nome. Ele é único.

A personalização no início da mensagem, tratando o seu cliente de forma individual, também é outra maneira de mostrar que ele está sendo tratado da forma que merece, com campanhas de e-mail marketing direcionadas para ele. Esta personalização pode ocorrer em dois momentos: no assunto do e-mail ou no corpo da mensagem. Veja este exemplo:

Assunto do e-mail: Fulano, este é o seu mês de sorte. Quer saber o motivo?

Corpo do e-mail:

Bom dia, Fulano.

Preparamos pra você, exclusivamente no mês do seu aniversário, uma promoção imperdível com 60% de desconto nos cursos de Risotos Gourmet ou Panetones caseiros, com o chef Beltrano.

Ou seja, apenas nessas 3 linhas você chamou o cliente pelo nome e ainda sabe qual é o mês do seu aniversário! Além disso, usou as palavras mágicas: exclusivamente, imperdível desconto. Bingo!

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Conheça e segmente

Fazer a segmentação dos seus clientes é outro passo fundamental para que as campanhas de e-mail marketing sejam efetivas. Desta forma você envia conteúdo relevante para quem lê, com base no comportamento dos seus contatos. Conhecendo melhor, você passa a oferecer produtos e/ou serviços da sua preferência, com conteúdo que realmente interessa.

Outra boa opção é enviar um novo e-mail algumas semanas depois da compra, oferecendo produtos correlatos ou complementares. Um bom exemplo disso é, se você trabalha com o fornecimento de equipamentos eletrônicos e suprimentos de informática, e o seu cliente comprou uma impressora – ofereça também os cartuchos de tinta para impressão.

Conte com a ajudinha das redes sociais

Disponibilizar os ícones das principais redes sociais que a sua empresa faz parte no corpo do e-mail também pode ser uma estratégia bem eficiente. Caso o leitor compartilhe o conteúdo do seu e-mail nas redes sociais, a mensagem será visualizada pelos contatos do seu cliente e a informação disseminada para mais pessoas.

Atente-se à revolução mobile

Diante da explosão de consumo de smartphones + internet, é preciso pensar que o seu cliente certamente poderá checar os e-mails pelo celular e, portanto, é essencial que o conteúdo seja otimizado para visualização via mobile. Seja clean, objetivo e prático! Considere que a internet móvel no Brasil não é das melhores. Garanta que o seu cliente tenha uma experiência agradável no recebimento das suas campanhas de E-mail Marketing.

Uma dica é disponibilizar a opção com um link clicável para “Versão Mobile”.

Lembre-se do IP fixo

Procure manter o mesmo IP no envio das mensagens para que não corra o risco do seu e-mail ser capturado pelas caixas de SPAM. Zele pela reputação da sua campanha. Pois isso, sem dúvida, pode comprometer a taxa de cliques e, consequentemente, de conversões de venda.

Aplique as boas práticas no envio das campanhas de e-mail marketing

Garanta que o seu cliente tenha sempre um link com a opção de não receber mais as suas mensagens. Essa é uma forma cordial e transparente de relacionamento, em que o consumidor decide se quer ou não continuar recebendo o conteúdo que a sua empresa envia. Afinal, tenha em mente que a caixa de mensagem é dele e, portanto, nada mais justo do que deixá-lo optar pelo que recebe.

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