PMEs: 6 formas de divulgar a sua empresa

Compartilhar

Quando pensamos em empresas de sucesso, logo as associamos com grandes equipes de marketing, que divulgam e fazem todo o processo promocional de seus produtos ou serviços.

As pequenas e médias empresas podem também definir boas ações para divulgar e fortalecer os seus negócios, basta seguir um bom planejamento, integrar os seus canais e contar com o apoio de uma agência de marketing focada em PME.

Se você é empreendedor de um pequeno ou médio negócio, não deixe de conferir no post a seguir as principais formas de divulgar a sua empresa nos dias de hoje.

1. Estude e se informe sobre marketing

Estudar nunca é perda de tempo, principalmente quando o que está em jogo são as formas de divulgar a sua empresa. Buscar por teorias de autores consagrados e mesmo ler sobre cases de sucesso e de fracasso são ótimas maneiras de ampliar os seus conhecimentos sobre a área de marketing.

Todo esse aprendizado é fundamental para executar campanhas de divulgação do seu negócio ou mesmo para acompanhar o trabalho da agência contratada.

2. Construa a sua marca

A construção de uma marca vai além do logotipo do seu negócio. É importante que clientes, fornecedores e parceiros saibam do que se trata o seu produto ou serviço. E esse conhecimento surge por meio da mensagem que a sua marca passa para as pessoas.

A junção do nome com a identidade visual é o que consolida a posição da empresa no mercado, independentemente do segmento ou porte da companhia. Sendo assim, é importante caprichar no desenvolvimento da sua marca.

Muitas PMEs não investem nesse serviço por acharem ele caro e pouco necessário. A dica é buscar por agências especializadas no atendimento de pequenas e médias empresas, pois elas oferecem pacotes de comunicação e marketing bastante acessíveis.formas de divulgar a sua empresa

3. Invista em um bom atendimento

Tenha anotado um guia do bom atendimento na sua empresa e o coloque em prática em todas as situações, principalmente nas mais delicadas. Também é importante treinar os seus funcionários para fazer o mesmo.

Um cliente satisfeito com o atendimento da sua marca sempre retorna, e acaba sendo um ponto fundamental para divulgar a sua empresa de maneira espontânea. Então, não demore para responder às solicitações, dúvidas, reclamações e sugestões dos seus consumidores.

4. Divulgue em redes sociais

Além de ser uma das formas de divulgar a sua empresa mais acessíveis, as redes sociais são cada vez mais utilizadas pelos clientes para obter informações sobre a marca e seus produtos ou serviços. Por elas, é possível também se aproximar dos clientes, ouvir suas demandas e, a partir daí, aperfeiçoar a sua atuação de modo a atender às expectativas dos consumidores.

5. Seja criativo nas formas de divulgar a sua empresa

Dentro das possibilidades da sua PME, é interessante utilizar a criatividade como uma das formas de divulgar a sua empresa. Para isso, vale fazer uma lista com várias ideias, inclusive as levantadas pelos funcionários, clientes e influenciadores. Também é importante buscar referências, pois no mundo da divulgação as boas ideias devem ser recicladas e reutilizadas.

O sucesso das campanhas criativas é a interação com o público, por meio delas o cliente conhece e cria empatia pela marca.

6. Calcule o retorno

Antes de lançar uma campanha ou promoção, o empresário deve colocar na ponta do lápis o quanto isso irá custar. A lógica é ter retorno e não acabar pagando caro por uma campanha. Na internet, é mais fácil calcular, pois existem programas de mensuração dedicados especialmente para as campanhas online. Fora dela, é necessário que o empreendedor anote e faça planilhas para ter o controle do investimento e mensurar os lucros.

No artigo de hoje, você conferiu 6 formas de divulgar a sua empresa sem comprometer o caixa da sua PME. Para continuar por dentro de assuntos relacionados à gestão empresarial, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog!

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias