5 dicas para fazer uma palestra incrível para um time de vendas

Compartilhar

As palestras são essenciais para treinar as equipes de vendas de qualquer tipo de empresa e, muitas vezes, cabe ao gestor realizar essas apresentações. Ninguém nasce sendo um exímio orador, mas existem técnicas de comunicação oral que auxiliam a ter discurso melhor e uma oratória mais desenvolvida.

Por isso, se você precisa preparar uma palestra para o seu time de vendas e não se sente pronto, não se preocupe! Vamos apresentar cinco dicas para fazer uma palestra incrível. Confira.

1. Elabore um plano de discurso

Se você vai dar uma palestra, certamente tem muito conhecimento sobre o assunto que será abordado. No entanto, apenas ter conhecimento não é suficiente, você precisa organizá-lo e, para isso, é necessário elaborar um plano de discurso.

Nesse roteiro, deve constar inicialmente o título da palestra, uma breve introdução ao assunto que será abordado e, em seguida, a preparação, o assunto central e a conclusão.

No parágrafo da preparação, deve haver uma proposição e uma introdução ao assunto. Já o assunto central é aquele em que a palestra realmente se desenvolve, com o tema sendo abordado em tópicos. Na conclusão, deve-se fazer uma breve recapitulação do que foi anteriormente abordado e citar as referências de onde os conteúdos foram retirados.

O plano de discurso pode ser impresso em papel A4 e ser colocado na tribuna, mesa ou outro local do palco onde será realizada a sua palestra, de modo que você possa sempre consultá-lo em caso de dúvida sobre como proceder.

2. Faça uma apresentação de slides atrativa para o time de vendas

Uma boa apresentação visual retém a atenção dos ouvintes de sua palestra. Para isso, é necessário montar uma apresentação de slides com cores, figuras e gráficos que reforcem o seu discurso.

goomark-2

Os slides podem ser preparados em programas como Power Point, Prezi ou Google Docs. No entanto, deve-se ter em mente que eles não devem conter muito texto, para evitar leitura em demasia, o que o fará perder credibilidade.

3. Exercite a memória

Antes de fazer sua apresentação, você pode realizar exercícios para a memória. Isso é importante para evitar o famoso “branco” na hora em que for falar sobre determinado assunto na palestra para o time de vendas.

Na internet, é possível encontrar diversos testes gratuitos de memória e de cognição para que você possa treinar a mente.

4. Estude o seu público

Dependendo do tipo de público que assistirá à sua palestra, a apresentação pode ser conduzida de forma diferenciada. No caso de o time de vendas da sua empresa ser formado por pessoas mais conservadoras, deve-se adotar um discurso mais formal.

Porém, se o público-alvo for mais jovem e moderno, pode-se adotar técnicas mais interativas, como a exibição de vídeos e a participação da plateia em exemplos práticos.

5. Cite pensadores ou autores que sejam admirados

Citar pensadores ou autores renomados, que sejam admirados de modo geral, pode ser uma forma de sintetizar ou fazer um bom fechamento do tópico que você encerrou no discurso. Frases de efeito caem muito bem em qualquer tipo de palestra e as pessoas costumam gostar bastante delas.

E, então, está pronto para fazer uma palestra incrível para o seu time de vendas? Que tal se preparar ainda mais, conhecendo nossas 5 dicas para montar uma equipe de vendas campeã?

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias