10 dicas para aumentar a produtividade do seu time de vendas

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Produtividade é o assunto do momento e não estaria distante da área de vendas, já que é uma área dinâmica e que precisa aumentar o potencial para vender ou prospectar mais sem perder a qualidade ou viver com as tarefas em atraso.

Adotar alguns hábitos e usar algumas técnicas de produtividade em vendas, ajuda a você ter uma rotina de trabalho mais saudável e otimizada.

Pronto para rampar a sua carreira? Veja 10 dicas para aumentar a produtividade do seu time de vendas e assim, aumentar as oportunidades de negócio.

1. Planejamento

Seja qual for a técnica de produtividade que você aprender, a principal para iniciar qualquer processo de otimização da rotina é o planejamento.

No caso de produtividade em vendas, não adianta realizar um planejamento gigantesco, afinal, a rotina de um vendedor é um tanto instável. Por isso, fazer planejamentos diários, e no fim da sexta-feira checar como está a agenda da próxima semana é o ideal.

O vendedor precisa ser extremamente organizado, pois lida com grande volume de informações. Portanto, diariamente, leia sobre os deals com quem você fará reunião, identifique possíveis imprevistos e programe-se para eles.

2. Defina sempre o próximo passo

Suas atividades precisam seguir um fluxo, caso contrário, você não terá uma cadência de atividades e provavelmente algo ficará parado por mais tempo do que o necessário ou cairá no esquecimento.

Para otimizar o tempo, não quantifique as atividades diárias, e sim, quais são as ações que precisam ser feitas. Faça um mapeamento bem feito para que nenhuma ação fique de fora.

Por exemplo, se você ligou para o seu cliente, qual é a próxima ação? Se você precisa pensar por muito tempo para descobrir qual é a próxima ação é porque houve uma falha no mapeamento da sua rotina.

Mantenha um processo intuitivo: finalize uma ação e saiba qual é o próximo passo. Isso dará fluidez nas suas atividades, você economizará tempo e com certeza, conseguirá fazer muito mais.

3. Troque o “mate um leão por dia” por “mate um leão por vez”

Se falta foco, se o trabalho é complexo ou possui um grande volume, divida-o em várias outras tarefas. Assim, você cria uma linha de raciocínio e consegue ver a evolução.

4. Hey, Instagram! Whats App up the focus?

Redes sociais são as grandes armadilhas para matar a sua produtividade e desviar o seu foco. Uma notificação já basta para “aquela olhada rapidinha” torna-se uns 10 minutos desperdiçados rolando o feed.

Para evitar esses desvios de atenção, mantenha o celular no silencioso ou no modo “vibra”. Além disso, deixe o navegador aberto em sites relevantes para o trabalho e resista em dar “aquela olhada rapidinha”.

5. Aprenda a lidar com o no-show

O vendedor bloqueia horários para realizar calls e quando dá o horário, simplesmente o lead não aparece e também não envia um e-mail avisando que não poderá comparecer. Esse cenário é uma das maiores assombrações na área de vendas.

Para aumentar a produtividade em vendas, um dia antes mande um e-mail ao lead reforçando data e hora da call. Essa ação é um lembrete ao lead que caso tenha esquecido do compromisso com você, poderá se organizar para comparecer ou ao menos remarcar com antecedência.

E se ainda com essa prática acontecer o no-show, tente antecipar as tarefas que você faria no fim do dia, como responder e-mails etc.

6. Transforme tudo em template

E-mail de fechamento de negócio, e-mail para marcar uma call ou reunião… Basicamente o texto é o mesmo, apenas com a diferença de uma informação ou outra. Ciente disso, transforme em template para evitar ter de digitar sempre a mesma coisa.

Crie templates generalistas, pois caso você esqueça de personalizar antes do envio, não acarretará em problemas.

7. Use o CRM

Agende o follow-up, suas calls e salve todas as informações do seu cliente no CRM.

Centralizar esses dados em uma única plataforma ajuda a não perder informações valiosas e a manter o histórico atualizado.

8. Não desperdice o seu tempo com cliente que não tem fit

Último dia do mês e você ainda não bateu a meta. Quem nunca?

Você tem seis oportunidades de negócio no dia, mas apenas duas mostraram interesse em fechar negócio. Você trabalhará nas seis oportunidades igualmente ou se dedicará mais nas duas oportunidades que mostraram maior interesse?

Conselho: não desperdice o seu tempo com clientes que naquele momento não estão maduros suficientes para a sua solução. Em vez disso, combine retornar o contato com esses leads em um momento que faça sentido para eles.

9. Não siga o pensamento “Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas, quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta”

É natural que você queira bater a sua meta, mas é fundamental que ela seja alcançável.

Tenha metas muito bem definidas para evitar frustração ou desmotivação por metas inalcançáveis.

10. Use ferramentas para aumentar a produtividade em vendas

Há inúmeras ferramentas que podem te ajudar a ser mais produtivo. As ferramentas que os vendedores da Ramper usam diariamente são:

Gmail

A caixa de e-mail do Google possui inúmeros recursos e extensões que ajudam na produtividade e a manter uma caixa minimamente organizada.

Se você usa um outro e-mail, não tem problema, mas siga essas três regras:

  • mantenha a sua caixa de entrada SEMPRE limpa;
  • marque os e-mails que precisam de uma ação ou de acompanhamento;
  • arquive os que não demandam ação.

 CRM

Tudo relacionado a um lead está no CRM. É a melhor forma de acompanhar a evolução do lead/cliente e também, manter todos na mesma página.

Há muitos CRM’s no mercado, portanto, pesquise as funcionalidades de cada um e identifique qual atende melhor a sua área de vendas.

Ramper

Na Ramper não cabe o ditado “casa de ferreiro o espeto é de pau”. A ferramenta é usada pelo time interno para realizar a prospecção de forma inteligente e produtiva gerando leads qualificados e automatizando todo o processo.
Conhece outras técnicas de vendas? Compartilhe com a gente nos comentários!

Este artigo foi escrito por Larissa Florindo, marketing da Ramper. O Ramper é uma plataforma de prospecção digital de vendas B2B para criar listas de contatos, automatizar abordagens e analisar estatísticas.

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