7 itens de controle para você extrair o máximo do Marketing Digital

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Os resultados obtidos com estratégias assertivas no marketing digital podem ser surpreendentes. Mas para que suas ações sejam um sucesso, é preciso acompanhar de perto alguns itens de controle para verificar se tudo está caminhando certo ou se é preciso planejar novas estratégias. Os principais podem ser acompanhados pelo Google Analytics, uma opção gratuita e profissional.

Quais são os itens de controle mais importantes? Descubra abaixo!

1. Origem do tráfego

Trata-se de uma informação que indica de onde os visitantes do seu site estão vindo, se de uma pesquisa orgânica do Google, de redes sociais ou se estão digitando diretamente o endereço da sua página na barra da página da web. Também é possível analisar, por esta informação, se suas campanhas pagas estão trazendo o resultado esperado. A origem do tráfego indica se o usuário veio por uma campanha do Google Adwords ou de um e-mail marketing, por exemplo.

2. Visitantes únicos e que retornaram, é um dos itens mais importantes para extrair o máximo do marketing digital

Essa informação é importante para você acompanhar quem são os visitantes do seu site, se é a primeira vez que estão ali ou se já visitaram outras vezes. Dependendo do seu objetivo, pode ser que seja mais importante uma taxa maior de visitantes únicos, pois indica novos clientes a caminho. Mas se você quer manter os consumidores que têm e conquistar novos, talvez o dado mais importante seja o que indique um equilíbrio nessa informação.

3. Páginas mais visitadas

Com este dado em mãos, você pode analisar quais os seus produtos ou conteúdos estão despertando mais interesse no seu público. Analise o que essas páginas têm em comum e o que pode estar cativando os visitantes para avaliar sua estratégia de marketing digital.

4. Duração da sessão

Não apenas saber quanto tempo o visitante fica no seu site, mas quanto tempo ele fica em cada página. Sim, isso é possível e é fundamental para estabelecer os próximos passos no seu planejamento de marketing digital.

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Imagine que você tem uma página de cadastro e percebe que seus visitantes ficam muito tempo nessa página. Isso pode não ser bom, pode indicar que seu cadastro será difícil de ser preenchido.

Veja, em taxa de rejeição, se há uma desistência muito grande nesta página. Aí você terá a comprovação de que é preciso reformular seu cadastro para torná-lo mais fácil.

5. Assinantes do site

Compare a quantidade de novos usuários com aqueles que deixam o e-mail no seu site para um cadastro ou receber uma newsletter por exemplo. Se essa taxa de assinantes estiver muito abaixo das suas expectativas em relação aos novos visitantes na página, isso indica que há algo de errado com sua página. Tente modificar e realize testes, eles são fundamentais para obter sucesso no marketing digital.

6. Taxa de conversão

Esse item de controle é utilizado quando se realiza uma campanha paga. É o número médio de cliques que você recebeu num anúncio em relação a quantidades de vezes que ele foi exibido, o que chamamos de impressões. Quando realizamos um anúncio, é importante que não seja feito apenas um, mas um grupo com diferentes e que a taxa de conversão seja acompanhada para verificar qual está com um número maior de cliques, ele será o foco da sua campanha.

7. ROI (Retorno sobre Investimento)

A sigla é uma expressão em inglês Return on Investment, que significa retorno sobre o investimento. Este item de controle do marketing digital é fundamental para quem possui um e-commerce, pois basicamente, é a relação entre um dinheiro ganho ou perdido por meio de um investimento.

Ou seja, o ROI indicará se você está tendo lucro ou prejuízo por meio daquela ação. Existem várias formas e mais aprofundadas de se fazer esse cálculo. Consulte profissionais de marketing digital que eles lhe ajudarão, pois elas não são tão simples.

O que achou da nossa lista? Dê uma lida também no artigo Como vender mais com base na metodologia do marketing digital e deixe um comentário no post nos contando suas dúvidas e experiências!

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