Em momentos de crise como os que estamos passando as pequenas e médias empresas, geralmente, são as que mais sofrem com a retração do consumo. Eu imagino que você já deve ter tomado algumas medidas para reduzir custos, melhorar o marketing, aumentar as vendas e otimizar a qualidade dos produtos entre outros.
Sabendo desses desafios enfrentados pelas PMEs (pequenas e médias empresas) separamos 5 dicas para você aumentar a quantidade de contatos recebidos (leads) através do seu site, sejam as visitas vindos do Google AdWords, Facebook, email-marketing, confira:
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Dê a informação certa para seu visitante
Para aumentar a quantidade de contatos recebidos do site, fale a mesma língua do momento do visitante do site, ou seja, tenha três tipos de abordagem de conteúdo, dessa forma a chance dessa visita permanecer no site e virar uma conversão (lead) é enorme:
Abordagem 1: Visitantes que estão buscando mais informações;
Conteúdos mais genéricos, como foco em engajar o visitante, tirar dúvidas, o objetivo é fazer ele avançar com segurança no processo, tendo mais clareza do que precisa e de como pode resolver suas necessidades.
Abordagem 2: Visitantes que estão decidindo o que é melhor para eles.
Aqui você já pode fornecer um conteúdo mais específico, técnico, formas de aplicação, benefícios, o objetivo é aprofundar nos produtos e serviços do negócio.
Abordagem 3: Visitantes que estão prontos para comprar.
Esse visitante já está pronto para receber uma proposta ou falar com o comercial da sua empresa.
Entre 60% e 70% dos visitantes do seu site não estão prontos para comprar, estão percorrendo o processo tradicional de compra do consumidor, entregando informação certa na hora certa, você garante visitantes mais engajados e até 30% mais contatos.
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Segmente sua base de mailling
Quem já faz campanhas de marketing digital a algum tempo, sem dúvida, tem uma base de contatos de e-mail. Tem empresas mais organizadas com CRM, outras que utilizam muito bem o excel, mas sabemos que a maioria ainda deixa perdido pelas caixas de email do comercial esses contatos.
Momentos de crise são uma boa hora para otimizar esses contatos e extrair o máximo de negócios. Um primeiro passo interessante é classificar essa base de acordo com o momento que ela se encontra, buscando informações, pesquisando alternativas ou prontas para receber uma proposta?
Prepare um disparo de email marketing institucional, pode ser uma newsletter ou até mesmo um email demonstrando benefícios de alguns serviços, porém nada comercial. Leve esses contatos a uma landing page e utilize os campos do formulário de contato para classificar e entender em que fase do processo de compra encontra-se esse visitante.
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Solucione as dúvidas das pessoas no LinkedIn ou Redes Sociais
Não estamos dizendo para você ser o chato do Blog, dos grupos do linkedIn, facebook, NÃO!
Queremos motiva-lo a realmente reservar um tempo na semana para mapear os grupos colaborativos relacionados ao seu negócio que existem no linkedin, facebook, fóruns e até blogs. Dedique um tempo a realmente ajudar as pessoas a acharem respostas aos problemas do dia a dia, a aplicar conceitos e ferramentas da melhor forma, compartilhando experiências e até cases de sucesso.
Essa rotina vai ajudar o seu negócio a estabelecer uma credibilidade nos grupos, com isso, as pessoas vão começar a procura-lo para contatos profissionais. Pode acreditar, te confidenciamos, inclusive, que a Goomark trouxe os primeiros clientes assim.
O que achou dessas três dicas rápida? Não tenho dúvidas que bem aplicadas no seu dia a dia ajudarão o seu site a entregar mais contatos e consequentemente mais vendas. Aproveitando faça o download da planilha de diagnóstico de marketing digital e descubra quais pontos podem ser melhorados no marketing da sua empresa.