3 maneiras de calcular o ROI das suas ações de marketing digital

Compartilhar

Você não está certo em relação às ações de marketing digital? Não sabe se começa a utilizá-las ou se quer passar a usar mais? Mensurar resultados dessas ações é justamente uma das grandes vantagens daquelas ferramentas. Sabe como calcular o ROI dessas ações? É essencial monitorar como estão se saindo e qual retorno elas estão gerando!

Entretanto, mesmo com os monitoramentos de métricas, existem ainda muitas empresas que não conhecem esse método. Não sabem como usar, ou então não têm meios de calcular o ROI de suas ações. Mas não se preocupe. Há algumas formas diferentes de se calcular o retorno sobre investimento. Confira agora algumas delas nas dicas a seguir.

1. Conheça a fórmula básica para se calcular o ROI

Grosso modo, geralmente utilizamos a seguinte fórmula para o cálculo:

Ganho Alcançado – Investimento Inicial / Investimento Inicial

Quer dizer: você subtrai o valor que investiu inicialmente do quanto ganhou durante determinado período. O que ficou dessa operação, você dividirá pelo investimento inicial. É simples, não? Mas vejamos um exemplo para facilitar.

Digamos que em determinado mês você fez um investimento de 10 mil reais em ações de marketing digital. Essas estratégias se converteram em ganhos de 50 mil reais. Usemos a fórmula supracitada. Veremos que o produto da subtração de ganhos em relação ao que foi investido vai ser 40 mil reais.

Dividindo esse valor, 40 mil, pelo todo que foi investido, 10 mil, teremos o ROI no valor de 8. Ou seja: significa que para cada 2 reais investido na ação, sua empresa obteve 8 reais de retorno. Ou podemos dizer que foram 800% de ROI.

calcular o ROI

2. Saiba melhor em que ocasião fazer esses cálculos

Você pode calcular o ROI de várias maneiras. É possível medir os investimentos gerais das ações de marketing digital, ou então mensurar o ROI em canais.

Por exemplo: como você pode verificar se o que foi investido na contratação de uma agência de comunicação gerou retornos? Nesse caso, você somará tudo o que foi investido no marketing digital e inserirá esse valor na nossa fórmula.

3. Faça a aferição das ações de marketing digital em redes sociais

Outro caso é quando você precisa calcular o ROI a partir de canais diferentes. Usaremos nesse exemplo o Facebook e o Google. Esse cálculo será feito através do mapeamento da origem de vendas.

Digamos que, entre as vendas, 40 mil reais são provenientes do Facebook, e 60 mil, do Google. Você somará esses dois valores e usará o resultado como investimento inicial, naquela mesma fórmula. Depois, é só continuar o cálculo de acordo com o que explicamos antes.

Conseguir um ótimo retorno através de ações de marketing digital não é tão simples como pode parecer. Portanto, daí vem a importância de se dominar técnicas para mensurar resultados. A repercussão das campanhas será mais visível e clara desse modo, e você saberá onde melhorar na próxima ação. Desse modo, os resultados certamente virão!

E aí, gostou de saber mais sobre ações de marketing digital e como mensurar seus resultados? Não deixe de seguir o nosso perfil no Facebook e acompanhar outras dicas preciosas como essas!

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias