O que fazer para que seu blog seja referência no seu segmento de negócio

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Quando interessado em determinado assunto, o leitor busca informações em blog de empresas que sejam autoridade naquele tema. Mas o que faz com que uma empresa alcance esse posto?

Muito mais que credibilidade, autoridade também é construído com reconhecimento de marca, engajamento e boa posição nos sites de buscas. Por isso esse canal de comunicação é uma ferramenta poderosa para sua empresa, seja ela de pequeno ou médio porte.

Quanto mais o seu lead confiar em você e reconhecer sua marca como autoridade a respeito dos produtos ou serviços que vende, maior a probabilidade de ele virar seu cliente. Confira estas dicas de como conseguir alcançar autoridade através do seu blog.

Revise as estratégias de SEO do seu blog

Você pode estar perdendo muitos negócios ao descuidar do tráfego orgânico do seu site. Se você não tem um especialista em SEO cuidando dos seus canais de comunicação, esta não é uma desculpa para não dar atenção à estratégia de otimização do seu site. Produção de conteúdo alinhada às boas práticas para motores de busca é item obrigatório para blog de empresas que querem se destacar.

Aqui estão alguns detalhes que, depois de revisados, trazem resultados a médio prazo para seu negócio.

  • Seu post está trabalhado para apenas uma palavra-chave principal?
  • Atualize seus posts antigos acrescentando mais conteúdo de valor, mas sem mudar o link. Comece com os que recebem mais tráfego orgânico.
  • As imagens usadas tem alt text com a palavra-chave?
  • O post tem meta description?

Diferencie-se de blog de empresas concorrentes

Quando falamos em autoridade, consideramos a pirâmide do marketing de conteúdo para definir em que estágio seu blog corporativo está:

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  • Mesmice – conteúdos desinteressantes, que todos produzem
  • Evangelização – conteúdos informativos para atrair seguidores
  • Autoridade – conteúdos diferenciados que fazem você ser reconhecido como autoridade no seu segmento.

Aqui estão as principais dicas para você passar de evangelizador para autoridade:

Foque na persona

Você não tem que atrair todo mundo, mas sim o público certo. Para isso, a metodologia de inbound marketing recomenda que você defina muito bem a persona do seu negócio, isto é, que você trace todas as características de seu cliente ideal. Assim, você sabe com quem está falando, suas dores e desafios. Isso ajudará no direcionamento estratégico da produção do seu conteúdo, impactando diretamente no sucesso do seu blog e, portanto, no reconhecimento de marca.

Eduque seu público

A partir das dores e desafios da sua persona, construa a estratégia de conteúdo, encontrando o ponto comum entre o que o seu público precisa e o que a sua marca quer falar. A pergunta essencial para saber se cada peça de conteúdo sua é relevante é: este artigo está ajudando minha persona? Ele é útil para o seu público? O seu objetivo é conseguir que seus visitantes se tornem seus seguidores. E esse é próximo tópico.

Não tenha visitantes, tenha seguidores

Com a estratégia de atração bem-sucedida, o importante então é conquistar o público para que ele continue interessado no que você tem a dizer. Tenha call-to-actions (chamadas para ação) para seus visitantes seguirem seu conteúdo, ofereça materiais ricos gratuitos, como infográficos, webinars, e-books, guias (o formato que melhor atender sua persona).

E então construa relacionamento. Aqui entram as ações de nutrição de lead e automação de marketing. A primeira tem o objetivo principal de direcionar seu lead para a próxima etapa do funil de marketing. Já a automação faz com que sua estratégia de conteúdo trabalhe de forma eficaz e escalável, não só através da automatização dos disparos de email, mas também da gestão de leads, o que será valioso para entregar um lead qualificado para sua equipe de vendas.

Não deixe de mensurar o desempenho do seu blog para detectar o que traz mais resultado: qual tamanho de blog post, qual formato de conteúdo e tema trazem mais leads para seu negócio, como está o crescimento de visitas do seu blog e qual o desempenho dos posts nos mecanismos de buscas.

Esperamos que o artigo possa ajudar seu negócio a se destacar entre blog de empresas concorrentes. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, sinta-se à vontade para deixar seu comentário.

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