Dentre as diversas ações que podem ser realizadas em meio virtual, o e-mail marketing é provavelmente uma das mais utilizadas. Entretanto, o uso exagerado e indiscriminado dessa estratégia no passado recente fez com que muita gente passasse a acreditar que o envio de mensagens por correio eletrônico não é mais uma ação bem-vista no mercado.
No entanto, a seguir você vai descobrir 3 razões para acreditar que falta apenas a abordagem correta para que os e-mails sejam muito mais eficazes e proveitosos para seu negócio. Portanto, deixe o preconceito de lado e entenda os benefícios de usar o correio eletrônico em seu favor!
1. Aposte no e-mail marketing como uma estratégia menos invasiva
A grande maioria das pessoas abre o e-mail várias vezes ao dia. Em meio de inúmeras mensagens, sempre existem aquelas de empresas a oferecer produtos e informando promoções e novidades. O fato é que, se o cliente se identifica com sua marca e você não erra na dose de envio de mensagens, dificilmente ele se sentirá incomodado com essa relação.
É muito mais vantajoso fazer um disparo controlado de e-mails do que realizar telefonemas que podem interromper as pessoas. Sem falar que elas ainda têm a oportunidade de abrir sua mensagem quando quiser ou puder. É importante, no entanto, não encher a caixa de mensagens de seus contatos on-line. Um e-mail com conteúdo relevante por semana eventualmente já será uma proposta suficiente para despertar seu interesse.
2. Invista em uma estratégia de baixo custo
Outra vantagem de investir no e-mail marketing é o baixo custo. Se você tiver um bom sistema de coleta e tratamento de dados, disparar mensagens relevantes para os clientes em potencial é muito mais barato que qualquer outra estratégia de relacionamento e marketing tradicional.
Vale a pena monitorar as atividades do cliente no seu site e enviar um e-mail sempre que os produtos que anda pesquisando entrarem em promoção. Ou quando propuser um frete grátis, por exemplo. É fácil, rápido e custa muito menos que outras ferramentas, como o Google Ads.
3. Fortaleça o relacionamento com sua clientela
Além de prospectar vendas, o e-mail marketing ainda é uma ótima ferramenta para fidelizar clientes. Enviar uma mensagem em datas importantes, como aniversários e Natal, é uma ótima forma de mostrar que você se importa com cada pessoa que já se cadastrou nos canais on-line de sua empresa.
Se você presta serviços, experimente usar o e-mail para lembrar o cliente de uma consulta marcada ou da data da última visita ao seu estabelecimento, por exemplo. Outra dica interessante é personalizar ao máximo a mensagem que vai enviar. Ninguém gosta de receber um texto genérico, certo? Procure chamar o cliente pelo nome e direcionar o conteúdo do e-mail especialmente para cada um.
Existem muitos benefícios em investir no e-mail marketing. Ele é rápido, prático, pouco invasivo e bem econômico. No entanto, para que essa estratégia dê certo, você precisará de tecnologia e do apoio de uma equipe capaz de filtrar os dados e criar as mensagens da maneira correta. Portanto, considere contratar uma agência especializada! Com a consultoria apropriada, você não vai correr o risco de cair nas armadilhas que deixaram essa ferramenta com má fama. Afinal, se você usar o correio eletrônico com habilidade, vai colher excelentes frutos.
Está esperando o que para aumentar o engajamento com sua marca? Aproveite e veja também como atrair clientes de maneira assertiva!