Quais as qualidades essenciais de uma equipe de alta performance?

Compartilhar

Você sabe quais são as qualidades essenciais de uma equipe de alta performance? Não? Está na hora de se antenar e perceber que a sua equipe de trabalho pode melhorar a sua rotina produtiva. Acomodar-se é engessar o crescimento da companhia.

Para isso, listamos algumas qualidades que seu time deve ter:

Produtividade

Erra o gestor que pensa que produtividade se trata de amontoar o máximo de tarefas possível em um expediente. Produtividade é fazer o máximo possível com a máxima qualidade.

Se o seu time está trabalhando muito e produzindo pouco, ou ainda, se está trabalhando pouco e produzindo menos ainda, é necessário rever todos os processos de produção. Motive-os e tente encontrar novas maneiras de fazer as tarefas diárias.

Inteligência

Não basta trabalhar bastante, é preciso saber trabalhar do jeito certo. É possível gastar horas e horas em uma tarefa e perder tempo porque está fazendo algo desnecessário para o momento da empresa.

Por isso, trabalhar com inteligência é o que grandes empresas precisam. Alocar os profissionais certos para as demandas certas, no momento certo. O gestor que é capaz de identificar e realizar esse trabalho com inteligência com certeza chegará à liderança do seu mercado.

Liderança

Por isso, é impossível que uma equipe possua determinas qualidades se estas não estiverem no líder primeiro. O gestor deve buscar capacitação e motivação para transformar sua equipe comum em um time produtivo de alta performance.

goomark-2

Uma liderança acomodada, que não inova, transmite uma mensagem para o time de que está tudo bem como está. Por isso, deve partir de cima todas essas mudanças necessárias para transformar a rotina da empresa.

Diversidade de talentos

A equipe comum trabalha com diversos profissionais que possuem diversas características, mas que não se complementam. Dessa forma, é vital que, ao selecionar os membros da sua equipe, você imagine como os talentos se combinarão.

Um deve ajudar o outro. Isso é trabalho em equipe e surte grandes efeitos quando bem direcionado por um líder qualificado.

Inovação

A verdadeira equipe de alta performance vive questionando os processos atuais, pois está preocupada sempre em fazer melhor. Se o seu time atual não tem proposto novas ideias, está na hora de implementar uma cultura de inovação em sua empresa.

Prepare palestras sobre tendências do seu setor para apresentar à sua equipe. Estimule-os a inovar e recompense quem trouxer ganhos reais à empresa. Obviamente, ninguém vai querer trabalhar muito mais para ganhar a mesma coisa.

Proatividade

Se a sua equipe é completamente reativa e espera as urgências aparecerem para depois agir significa que você precisa investir em pessoas que tenham iniciativa e visão para antecipar as demandas da empresa.

A palavra proatividade, pelo uso exagerado e indevido, pode ter perdido força. Mas se identificar alguma fagulha de proatividade em algum membro da equipe, estimule esse valor, pois ele é imprescindível em uma equipe de alta performance.

Agora que você aprendeu as qualidades essenciais de uma equipe de alta performance, que tal saber mais sobre como alinhar marketing e vendas para dobrar resultados nas PMEs?

 

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias