Hoje em dia não existe sequer uma empresa que duvide do potencial que os mecanismos de pesquisa têm de trazer novos clientes para seu site. Todos estão procurando no Google, procuramos serviços, notícias, produtos e vendedores, tudo no mesmo lugar: o Google. Entre os mecanismos de pesquisa atuais, ainda não existe nenhum que se compare com o Google e é lá que toda empresa precisa estar para aproveitar essa demanda crescente.
O SERP do Google já não é só uma página de resultados, as primeiras páginas já são vistas como um local de negóciots agitado e lucrativo, onde quem estiver melhor posicionado terá o maior número de acessos. O Adwords é uma alternativa para anunciar no Google, mas a parte orgânica (não paga) é tão lucrativa quano, por isso não deixe de considerar o trabalho de otimização do seu site, o famoso SEO, com essas dicas simples que vão melhorar o posicionamento orgânico de seu site:
10. Tageamento de Imagens
Utilize o nome dos arquivos de imagem para mostrar ao Google o que são aquelas imagens. A tag title também deve ser utilizada no código. Essas ações fazem com que o Google “entenda” e catalogue suas imagens, aumentando a relevância de seu site.
9. Mostre para o Google que seu site existe:
Não deixe de inserir em seu site as ferramentas que o Google disponibiliza. O Google Analytics, Webmaster Tools, Google Meu Negócio e Google Plus são ferramentas muito úteis para o seu site que também ajudam no ranqueamento médio de seu site.
8. Utilize conteúdo original:
O Google adora ler e tem uma ótima memória para lembrar o que já foi indexado pelos seus robots. Utilize conteúdo original, conteúdo copiado não adiciona nenhuma relevância para o seu site. O conteúdo original é visto com importância e isso pode ajudar o seu site na escalada pelas posições do SERP.
7. As URLs são muito relevantes:
A URL de seu site também é indexada pelos robots do Google. Não deixe as páginas de seu site com o endereço “meusite.com.br/pg-1.html”. Escreva um nome relevante na URL, tanto para páginas em HTML como em plataformas. Sempre existe a opção de realizar a limpeza das urls. Utilizar palavra-chave em sua URL é uma estratégia essencial.
6. Deixe um mapa para o Robot:
Não se esqueça de desenvolver o sitemap de seu site. O sitemap existe para guiar os robôs do mecanismo de pesquisa entre as páginas de seu site. Existem inúmeros plug-ins e ferramentas para desenvolvimento do sitemap. Insira o sitemap na url “meusite.com.br/sitemap.xml” e os robôs vão utilizar esse mapa para leitura do conteúdo.
5. Esteja presente nas redes-sociais:
As principais redes sociais também são lidas pelo Google. Crie um perfil no Facebook, Twitter e Google Plus para sua empresa e na descrição de seu perfil coloque o link de seu site. Não esqueça de manter publicações periódicas nessas redes sociais.
4. Sites Responsivos:
O Google já entende quando o site é responsivo, ou seja, se adapta as dimensões de exibição de outros dispositivos. Se for possível programe seu site para ser exibido corretamente em celulares e tablets. Isso além de tornar o site apto a receber acessos mobile também ajuda com o posicionamento do Google.
3. Tenha um site Leve
O tempo de carregamento de uma página é um dos fatores relevantes para o posicionamento na busca orgânica. Faça otimizações nos códigos e deixe seu site mais leve. Você vai melhorar a navegação para o usuário e receber relevância do Google. Você pode utilizar a ferramenta PageSpeed para verificar o estado atual de seu site.
2. Converse com seus visitantes
Esteja sempre atento com o as interações que o usuário vai ter em sua página. Leia os comentários, responda as dúvidas e garanta que todo tipo de interação seja respondido. O visitante não pode se sentir perdido no site, faça com que ele se sinta bem recebido. Isso aumenta o número de acessos retorno e diminui o índice de rejeição, métricas que também são utilizadas no desempenho de seu site.
1. A escala de informações: Títulos e Subtítulos
Ao construir uma página ou post deixe bem claro a escala de informação desse conteúdo. Utilize o <h1> para título principal, o tema maior que será abordado na página. Faça o mesmo com o <h2>, <h3> e <h4>, organize a informação em escala, o que torna o texto muito mais legível para o Robot.
Utilizando essas dicas você já vai sentir uma grande melhora no desempenho orgânico de seu site, gostou das dicas? O que acha de fazer um diagnóstico completo do marketing digital?
Baixe a planilha de diagnóstico de marketing digital e descubra o que não está fazendo certo.