4 técnicas para melhorar seu posicionamento nos buscadores

Compartilhar

Tão importante quanto ter um bom site é garantir que ele seja visitado pelo público de interesse. Nesse sentido, é fundamental ter um bom posicionamento nos buscadores, já que isso vai destacar o endereço e atrair mais interessados.

O processo que permite que isso aconteça é conhecido como Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca. Chamado simplesmente de SEO, envolve práticas essenciais para conseguir maior destaque nas páginas de pesquisa.

A seguir, veja quais são 5 técnicas para otimizar seu site quanto ao posicionamento nos buscadores!

1. Garanta uma boa experiência para o visitante

Criar o ambiente digital adequado faz com que as pessoas queiram ficar e voltar para o seu site. Ao se preocupar em estabelecer uma boa experiência para o visitante, é possível diminuir a taxa de rejeição e aumentar o tempo de permanência na página. Como resultado, os buscadores entenderão que o seu site é melhor e adequado.

Para ter sucesso na tarefa, é possível utilizar diversas técnicas. Veja quais são algumas das mais importantes:

  •     tenha um site responsivo, ou seja, que funciona em qualquer dispositivo ou tamanho de tela;
  •     use cores agradáveis, como ao não exagerar no contraste e ao facilitar a leitura;
  •     facilite a navegação ao criar categorias e menus intuitivos e simples de usar;
  •     mantenha o carregamento rápido para evitar a insatisfação dos visitantes;
  •     estabeleça uma boa linguagem e uma comunicação que sejam adequadas, entre outras ações.

Uma dica é se colocar no lugar do seu visitante e pensar em tudo o que você gosta de ver em um site parecido com o da sua marca. Assim, é possível melhorar o desempenho.

2. Faça link building para mudar o posicionamento nos buscadores

Para otimizar o posicionamento nos buscadores, vale a pena investir no link building. Quando é feito internamente, leva as pessoas para outras páginas do seu site ou blog. Isso aumenta o tempo de permanência, diminui a rejeição e pode até tornar a experiência melhor. Como consequência, o site ganha posições.

posicionamento nos buscadores

Também é importante recorrer aos links externos. Indicar sites de referência serve para complementar a experiência e denota que o seu site tem qualidade.

Além disso, é essencial receber links de domínios consolidados e páginas com boa reputação. Para tanto, vale utilizar estratégias como o guest blogging e conteúdos patrocinados.

3. Invista no conteúdo de qualidade

A intenção de busca é um dos fatores importantes para a classificação de um site. Afinal, o objetivo do ranking é mostrar qual site tem mais chances de responder às dúvidas ou necessidades dos usuários. Então, o ideal é que o seu site consiga atender a essas questões.

Para tanto, vale produzir conteúdo original, relevante e de alta qualidade. Com consistência e otimização, como ao pensar na legibilidade e no cuidado com as imagens, é possível conquistar posições acima.

4. Estude o desempenho do seu site

Melhorar o posicionamento nos buscadores não é uma tarefa a ser feita apenas uma vez. Os números podem mudar a qualquer momento, inclusive de um dia para o outro. Afinal, há novos sites e empresas preocupadas em conseguir posições elevadas.

Por isso, o ideal é estudar continuamente o desempenho do site. Veja quais conteúdos geram mais engajamento, quais são as páginas com melhor performance e quais têm derrubado suas estatísticas. Faça testes A/B com mudanças controladas no layout e em outros elementos e, assim, implemente alterações contínuas. Mais que obter um bom lugar, isso garante que ele seja mantido.

O posicionamento nos buscadores é essencial para conquistar tráfego e oportunidades. Ao usar essas técnicas, é possível se consolidar e ter um desempenho digital cada vez melhor.

Se quiser ainda mais dicas, veja quais são 4 formas de fazer o seu site aparecer no Google!

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias