Como contratar um gerente de vendas batedor de metas

Compartilhar

gerente de vendas

Contratar um profissional capaz de engajar toda a equipe e bater metas é o principal desafio de muitas empresas. Os consumidores mudaram o padrão de comportamento, estão mais exigentes e cada vez mais conectados nas últimas tendências. Muitas vezes é difícil para uma empresa acompanhar essa evolução, mas a área comercial tem essa importante funções de acompanhar e medir o mercado. Para lidar com os novos desafios de vendas, o gerente comercial do futuro precisa ter alguns requisitos básicos para alavancar os resultados da sua empresa.

Como contratar um gerente de vendas batedor de metas? Confira!

Liderar é muito mais do que apenas gerenciar

Um gerente de vendas precisa ser um líder nato, ele irá lidar com pessoas de diferentes níveis e qualificações. É precisa saber desenvolver o melhor de cada profissional e orientá-los para o aprimoramento e crescimento profissional. Outro detalhe importante, é fazer com que todos da força de vendas, saibam e acreditem no produto que estão vendendo.

Com isso, cabe ao gerente de vendas proteger o lucro e o preço do produto, sem deixar que a equipe use de desconto habitual como principal estratégia de venda. Um erro muito comum é que a maioria dos gerentes lideram do modo como eles gostariam de ser liderados, mas isso é um erro que deve ser evitado.

Aprenda a ouvir seu time

As pessoas são diferentes, têm objetivos e conhecimentos diversos, o bom gerente de vendas saberá ouvir a sua equipe para aprimorar o desempenho de cada colaborador. Além disso, esse gerente de vendas ganhou uma nova função, a de ‘coach’ do time. É preciso despertar a empatia nas pessoas e deixar que elas saibam que você também é vendedor.

O principal intuito de ouvir as pessoas do seu time deve ser o de garantir o aprimoramento pessoal e profissional, para acompanhar os resultados planejados pela companhia e porque não superá-los.

goomark-2

Conheça em profundidade os processos de vendas

É necessário que você conheça toda a jornada do seu cliente na sua empresa. E não se esquecer que o marketing é o principal promotor da sua marca ou produto. Educar o mercado é uma atividade que pode ser dividida com os profissionais de marketing para que sejam planejadas ações e campanhas de marketing digital para alavancar as vendas.

Em segundo lugar, conheça a sua equipe em profundidade, para que você consiga dividi-los em pequenos grupos de acordo com as habilidades e comportamentos de cada um, deste modo será mais fácil desenvolver o potencial de vendas, atribuir metas e comunicar de modo assertivo às necessidades da empresa.

Mantenha o seu time motivado

Pode parecer uma tarefa complicada, mas manter a motivação de uma força de vendas quando seguimos os passos anteriores é simples. Um bom gerente de vendas é um líder que sabe ouvir o time, desenvolver as habilidades de cada um, tem um bom relacionamento com as demais áreas da empresa.

Um erro muito comum é que os vendedores têm foco total nas atividades comerciais. E muitas vezes esquecem que é necessário disponibilizar um tempo para conversar e manter relacionamentos profissionais com os demais colaboradores da sua empresa. O mesmo vale para o gerente, que deve reservar parte do seu tempo para projetos com as demais áreas da companhia.

Percebeu como é fácil reconhecer um bom gerente de vendas? Se ainda restou dúvidas, deixe um comentário. Vamos conversar sobre isso!

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias