Como o inbound marketing pode me trazer mais clientes?

Compartilhar

O inbound marketing é uma estratégia largamente empregada em meio on-line, com foco na atração e na conversão de clientes em potencial. Ele é fundamentado principalmente na produção de conteúdo, SEO e ações em redes sociais para atrair leads qualificados de maneira quase orgânica.

Mas como isso funciona efetivamente na prática? Se você também tem dúvidas sobre esse novo modelo de anúncios e relacionamento, vai gostar muito deste post. Nele, buscamos explicar de uma maneira bem simples e introdutória como você conseguirá atrair mais clientes para seu negócio com uma ótima estratégia de marketing digital. Leia mais para conferir!

Entenda o que é inbound marketing

Durante muito tempo, a maneira de fazer publicidade era baseada em propagandas genéricas que pipocavam na frente dos consumidores e sugeriam que comprassem produtos e/ou serviços. No entanto, além de custoso, esse modelo acabou se mostrando bem menos eficaz em nossos dias atuais.

Além disso, com o advento da internet, cada vez os consumidores se mostram mais bem informados e exigentes. Por isso, o marketing digital — com suas estratégias de atração e nutrição — veio para revolucionar o mercado e criar um relacionamento mais próximo entre a empresa e seus clientes.

Afinal, a ideia é que o consumidor seja atraído para as propostas da marca por meio de um conteúdo relevante e diversas outras ações on-line. É como se a pessoa desse a permissão para ser encantado pela empresa — e com isso você vai obter um impacto muito maior!

Saiba como aplicar essa estratégia

Não adianta muito saber o que é inbound marketing se você não conseguir aplicá-lo corretamente. É importante saber que ele é realizado em algumas etapas, que são chamadas de formas diferentes pelos especialistas na área. Mas você terá uma boa ideia de como elas são, a partir das três indicações a seguir.

A etapa da atração ou prospecção

Imagine gastar tempo e dinheiro oferecendo produtos para pessoas que não têm o menor interesse em adquiri-los? Além de desperdiçar recursos, você ainda perde tempo que poderia ser empregado para investir nos seus clientes em potencial de verdade.

É exatamente essa a ideia do marketing digital: garantir que os clientes em potencial sejam atraídos para seus domínios em ambiente virtual, a fim de que aquelas pessoas tenham maior chance de concretizar compras no futuro.

Para isso, são usadas diversas estratégias, como o marketing de conteúdo com a criação de personas e o uso de palavras-chave; os blogs; sites otimizados; mídias sociais; e estratégias de SEO, dentre outras.

inbound marketing

A etapa da nutrição ou qualificação

Agora que você já atraiu mais pessoas para seus espaços virtuais, está na hora de converter esse público em leads. Ou seja, pessoas com grandes possibilidades de virem a realizar negócios no futuro.

Para isso, você precisa estreitar seu relacionamento a ponto de fazer com que essas pessoas forneçam dados sobre elas, como o cadastro do e-mail ou seu telefone. As páginas de conversão, os formulários e o call to action (chamada para a ação) são boas estratégias.

A etapa da conversão ou concretização da compra

Esse é o momento de transformar seus leads em clientes. Para isso, você deve conhecer bem sua persona e acrescentar um pequeno empurrãozinho para o fechamento de compra. A automação de marketing é uma das ferramentas mais usadas para isso: ela permite um relacionamento mais próximo com os clientes, ainda que você tenha muitos cadastros.

O e-mail marketing, por exemplo, permite que você lembre datas especiais, ofereça promoções e informe que aquele item especial está com frete grátis, por exemplo. Você terá a oportunidade de direcionar os leads pelo funil de vendas até a concretização da venda.

Se bem aplicado, o inbound marketing pode ser muito eficiente! No entanto, é fundamental que você contrate uma agência adequada para criar uma estratégia personalizada para seu caso.

Tentar fazer isso por conta própria, além de ser pouco eficiente, fará ainda com que você perca um tempo precioso, que poderia estar usando em outras áreas. Uma empresa especializada em ações de inbound marketing vai manter tudo atualizado e monitorar de perto seus resultados. Verá, portanto, seu retorno sobre o investimento muito mais rapidamente.

Gostou deste post? Então, aproveite para ver também como exatamente funciona o inbound marketing!

Comentário no facebook

Categorias