Site responsivo: veja o que é isso e sua importância

Compartilhar

Mundialmente, o tráfego mobile já responde por mais da metade da navegação na internet em 2018. No Brasil, o celular é usado em 80% das casas para acessar a internet, o que o torna o meio preferencial de acesso. Tudo isso demonstra que as pessoas têm utilizado cada vez mais seus dispositivos móveis, como o celular.

É diante desse novo comportamento que surge o site responsivo. Com características especiais, deve ser conhecido por qualquer empresa que deseje ter sucesso em sua estratégia de marketing digital.

A seguir, veja o que é o site responsivo e entenda por que é tão relevante.

Afinal, o que significa ser responsivo?

Um site responsivo nada mais é do que o endereço online que é capaz de se adaptar a qualquer resolução de tela. Ou seja, a experiência e a visualização são iguais tanto para quem acessa do computador — que tem uma tela grande — quanto para quem visita de um tablet ou celular.

Isso é possível por meio da configuração de certos elementos. Há uma adaptação no uso das imagens, na escolha das fotos e até nos códigos utilizados. Tudo isso permite a resposta ao tamanho de tela.

Por que o site responsivo é importante?

Hoje, é cada vez mais comum vermos layouts preparados para receber visitas de todas as origens. Ao mesmo tempo, muitos ainda têm dúvidas se essa deve ser uma preocupação. A seguir, veja quais são os benefícios de recorrer a um site responsivo e entenda a sua relevância.

Favorece a experiência do usuário

Quando uma pessoa acessa um site pelo celular e se depara com um layout desconfigurado, é provável que fique insatisfeita com o acesso. Com milhares de endereços a apenas um toque, o usuário procurará outro.

Ao ter um layout responsivo, entretanto, é possível oferecer uma experiência adequada. A adaptação a qualquer resolução faz com que as pessoas possam visitar e interagir com o seu endereço em todos os momentos e lugares. Isso favorece a satisfação e estimula o retorno em outras oportunidades, por exemplo.

site responsivo

Melhora o SEO do domínio

Outro ponto muito positivo é em relação ao ranqueamento nos resultados de busca. Desde 2015, o Google dá preferência para sites com versões responsivas. Quando a pesquisa é feita via mobile, os endereços com essas características são ainda mais favorecidos.

Além de tudo, um site responsivo carrega em menos tempo e tem menor taxa de rejeição. Todos esses são fatores importantes de SEO e, portanto, estimulam a conquista de um posicionamento melhor nas buscas.

Amplia a taxa de conversão

Se o endereço tem um SEO melhor, ele atrai mais tráfego orgânico. Então, isso significa ter um número maior de pessoas que visitam o seu site. Com o aumento das oportunidades, há chances ampliadas de que você consiga a conversão em vendas.

Além disso, a boa experiência do usuário também é determinante. Se a pessoa passa mais tempo navegando no seu endereço, fica propensa a realizar uma compra ou tomar uma ação desejada. Ter um site responsivo, portanto, é um jeito de alavancar os resultados.

Como obter o seu?

Ter um layout que se adapte a várias resoluções é uma tarefa bastante complexa, já que exige o alinhamento de vários elementos. Para dar essa característica ao seu site, portanto, o melhor é contratar uma agência de marketing digital.

Com profissionais especializados no assunto, a empresa consegue criar um layout com o que é mais importante para as suas necessidades. A partir disso, dá origem a uma versão que se adapta a todas as telas e favorece a conquista de um bom desempenho.

O site responsivo é um elemento progressivamente importante diante do crescimento da navegação mobile. Assim, é mais fácil oferecer aquilo que os clientes buscam e obter resultados ainda melhores!

Esteja sempre por dentro das novidades! Curta nossa página no Facebook e não deixe de acompanhar e participar das publicações.

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias