Dá pra saber qual será o custo com marketing para o meu negócio?

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Qualquer tipo de investimento envolve um planejamento adequado, projeções acertadas, um capital estabelecido e, talvez o mais importante para a maioria dos empreendedores, qual o retorno esperado (ROI ou Return On Investment). Quando falamos de marketing digital estamos falando também de um investimento e não de um gasto.

Uma empresa que cria um plano de marketing adequado, entende as necessidades reais do cliente e cria estratégias que dão resultado, o retorno sempre é positivo. Mas, afinal, como saber qual será o custo com marketing que o seu negócio terá? Confira algumas dicas que vão ajudar nesse cálculo:

Planejamento é indispensável

Planejar é traçar com antecedência custos e gastos que incidirão sobre o negócio durante um certo espaço de tempo. Ao planejar você cria uma dependência menor do recurso de terceiros e consegue tomar decisões estratégicas com mais calma. Quando tratamos de um plano de marketing, adicionamos alguns elementos à mistura que são importantes para os resultados.

No planejamento estratégico analisamos como vamos vender, atender, receber, enviar o produto para o cliente ou prestar um serviço. Adicionando o marketing, trazemos os objetivos e problemas de mercado que incluem estratégias e táticas para lidar com estas questões de forma favorável aos negócios, ou seja, ampliando a competitividade. Adequar o que queremos a como vamos fazer e quanto podemos gastar é o segredo para o sucesso do marketing da sua empresa.

Saiba com o que gastar

Ao montar o planejamento estratégico é possível ter uma visão clara de quais serão os custos com marketing para o seu negócio. Mas mesmo dentro de um estudo minucioso alguns cuidados devem ser tomados para garantir que o seu gasto seja condizente com o seu orçamento.

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Por exemplo, se você tem uma estrutura para impressão que pode suprir a necessidade de terceiros para esse tipo de serviço, por que não usá-lo? Já é uma excelente oportunidade de redução de custos! Contudo, deve-se fazer mais do que uma avaliação superficial. É preciso colocar na ponta do lápis e identificar se realmente há esta redução. Analisar o que você já tem de estrutura e mão de obra ajuda a gastar o seu orçamento disponível da forma mais vantajosa para a empresa e para ampliar o retorno sobre o investimento (ROI).

A importância do ROI para otimizar o custo com marketing

Agora que já foi definida a estratégia de marketing e os investimento foram para os lugares certos, é a hora de medir o retorno dessas ações para otimizar os custo com marketing em seu negócio. O ROI (retorno sobre investimento) é a relação simples entre a quantidade de dinheiro ganho como resultado de um investimento. Simplificando, é o quanto você ganhou frente a quanto foi gasto.

Quanto tratamos de marketing, adicionamos uma letra a sigla para facilitar. O ROMI, ou return on marketing investment, é o cálculo dos ganhos da empresa vs. o investimento feito apenas em marketing. Assim é possível ter mais conhecimento sobre como o time de marketing e a estratégia estão afetando o seu negócio e otimizar os custos.

É importante realizar o cálculo do ROI — e do ROMI —, pois assim é possível realizar a avaliação do desempenho do investimento, o que torna mais fácil entender o que está dando certo ou não dentro da empresa. Esse conhecimento é uma ferramente muito importante para os gestores tomarem boas decisões.

Utilizando esses processos é possível conhecer melhor o que você pretende com o marketing em sua empresa, e também fazer uma projeção de custos e entradas. Fica muito mais fácil entender o processo e gerar expectativas positivas!

Gostou das dicas sobre como saber qual será o custo com marketing para o seu negócio? Recomendamos que você faça, antes de qualquer coisa, um diagnóstico do marketing de sua empresa e, assim, seja ainda mais certeiro nas decisões. Ficou com dúvidas? Compartilhe conosco! Podemos ajudá-lo.

 

 

 

 

 

 

 

 

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