Como fazer um diagnóstico do Marketing Digital da sua Empresa

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O tempo em que uma boa estratégia de marketing digital dependia exclusivamente de uma boa campanha com palavras-chave do Google AdWords acabou, a concorrência é cada vez mais voraz, o preço por clique está a cada ano maior, ranquear palavras-chave na busca orgânica ficou cada mais difícil e para completar o Facebook não mostra seus posts para mais que 1% dos fãs, diante esse cenário, você está fazendo a coisa certa?

Empresas que estão no Google há mais de 5 anos, sentem na pele o quanto fica mais caro, ano a ano, anunciar no google, até mesmo o trabalho de otimização de site fica a cada vez mais desafiador o que leva as agências de marketing digital a cobrarem um fee mais alto, para piorar o cenário temos o problema de alcance do Facebook, a única alternativa é priorizar a audiência orgânica atuando em todos os pontos do funil do marketing digital. Uma grande oportunidade é olhar para a grande parte da audiência que circula hoje no seu site que ainda não está pronta para comprar, dados da hubpost indicam que em média 60% dos visitantes de um site estão buscando mais informações e pesquisando como resolver seus problemas, ou seja, ainda não estão prontos para escutar suas propostas.

 

Nesse cenário as redes sociais continuam com um importante papel de ativação dos conteúdos da sua marca, o blog por exemplo é fundamental para atrair o público qualificado, ajuda a estabelecer credibilidade e vai converter grande parte da audiência em “lead”, ou seja, oportunidade de negócios. Investir na audiência orgânica, blog, SEO, twitter, youtube é agora uma questão de sobreviência.

diagnóstico do Marketing Digital

Você tem geralmente três perfis de visitantes no seu site, aqueles que estão pesquisando como resolver seus problemas, os visitantes cientes de como resolver seus problemas, cientes do produto, serviço necessários, mas ainda atrás de um fornecedor e aqueles visitantes que já estão prontos para comprar, a grande chave para melhorar sua conversão em tempos difíceis é  fornecer conteúdo específico para cada perfil, ou seja, conteúdo mais genéricos para quem busca informações com o objetivo de engajar esse visitante, um conteúdo mais especifico para quem já sabe o que precisa e quando ele estiver pronto para comprar você pode recomendar um contato com o comercial ou até mesmo uma oferta especial.

Outro grande ponto é que gerar leads não garante “vendas” nem todos os leads estão prontos para comprar, é preciso segmentar esses leads de acordo com o perfil, essa segmentação é bem sucedida através de ferramentas de nutrição de leads, como mail chip e até as ferramentas de inbound marketing como a Hubpost. Em geral leads atendidos em menos de 4 horas tem 30% mais chances de converter vendas, por isso o rastreamento de links dos e-mais comerciais são importantes armas de vendas, uma excelente ferramenta é a side kick, ela avisa seu comercial quando um cliente em potencial acessa um importante página do site, como por exemplo a tela de preços.

Diante desse cenário fica nítido perceber que somente empresas com capacidade de converger todas as estratégias online sobreviveram,para diagnosticar de maneira simples e rápida todos os pontos do funil de marketing de uma estratégia de marketing digital dos sites atendidos pela Goomark, temos uma planilha que ajuda a entender se realmente se estamos cobrindo todos os pontos da estratégia, ela consiste em pouco mais de 50 perguntas com respostas “sim” ou “não” para pontuar de 0 a 100 as estratégias de marketing digital, ela é bem interessante, pois é bem simples e dá uma rápida visão do que está faltando.

Download da Planilha de Diagnóstico do Marketing Digital

 

 

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