Aprenda a melhor estratégia de como alavancar as vendas

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Alavancar as vendas, melhorar a margem de lucro, aumentar o faturamento, todos esses são termos que aparecem no topo da lista de objetivos de qualquer empresa. Basicamente eles têm o mesmo significado: trabalhar para que entre mais dinheiro na conta. Independentemente do motivo por trás dessa prioridade, ela sempre existirá e depende diretamente dos esforços em marketing para que aconteça. Você sabe como fazer isso?

Se você está à procura do segredo para alavancar as vendas e conquistar ainda mais espaço no mercado, veio ao lugar certo. Aprenda agora a melhor estratégia para fazer tudo isso.

Tenha um plano macro com desdobramentos micro

O primeiro passo para alavancar as vendas é entender que a sua empresa é um organismo vivo no qual todos os sistemas são interligados para que funcionem bem. Da mesma forma que os intestinos precisam que o coração bombeie sangue para eles, o setor de marketing precisa que a venda ocorra sem intercorrências para que todo o seu fluxo de trabalho faça sentido.

Por isso, é importante que o seu plano seja macro, considerando toda a empresa em busca de um mesmo objetivo, e micro, para que essa meta seja replicada em cada setor e obedeça às suas necessidades. Continuando no exemplo anterior, tanto vendas quanto marketing trabalharão para o crescimento da empresa. Entretanto, cada setor fará o trabalho que lhe cabe e respeitando as suas particularidades.

alavancar as vendas

Considere diferentes prazos para cada estratégia

Quando traçamos um plano estratégico para alavancar as vendas, é importante que todos os prazos sejam considerados. Isto é, que existam ações que darão retornos imediatos e também aquelas que construirão um caminho mais lento e que, no futuro, deem frutos mais saborosos e suculentos.

Esse tipo de pensamento é importante, pois ao mesmo tempo que mantém a motivação com os resultados a curto prazo, pavimenta um caminho de sucesso duradouro. Sendo esse último mais fortalecido e difícil de ser rompido em caso de crises. É como se você tomasse um remédio para gripe e começasse a se alimentar corretamente ao mesmo tempo. Enquanto o primeiro te deixará bem no mesmo dia, o segundo fortalece o corpo para não pegar gripes novamente.

Entenda o comportamento do seu público para alavancar as vendas

Quando falamos em entender o comportamento do público, não nos referimos a conhecê-lo superficialmente e fazer a manutenção da carteira de clientes apenas. Mas sim em estudar todos os fatores que passam pela mente dessas pessoas durante toda a compra. Ou seja, quais são as necessidades que elas têm e que você pode solucionar; quais os fatores que trazem vantagens ou desvantagens para a sua marca; quais os problemas que essas pessoas podem ter e que sejam atrelados ao seu produto ou serviço; e os objetivos que elas visionam ao procurar a sua marca.

O ponto por trás dessa investigação é se certificar que o seu plano — macro e micro — não tenha pontas soltas. Isto é, que você possa saciar as necessidades, argumentar ao seu favor e, principalmente, que possa ajudar o consumidor a atingir seus objetivos da forma mais simples possível.

Quando o objetivo é alavancar as vendas, é preciso ter em mente que toda a empresa deve trabalhar junta para isso. Os seus planos devem ser macro com adaptações micro; devem prever resultados a curto, médio e longo prazos; e, acima de tudo, devem considerar os objetivos do público ao procurar a sua marca.

Você já trabalhou dessa forma com a sua empresa? Conte nos comentários quais foram os seus aprendizados com essa abordagem.

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