A situação política e econômica no Brasil recentemente tem gerado dificuldades para quem investe no mercado varejista. Muitas empresas encerraram suas atividades e houve um aumento no número de desempregados, de forma que o poder aquisitivo da população também diminuiu.
Diante desse quadro, ter (e manter) uma boa clientela é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Se existem boas ideias para levar mais pessoas ao seu negócio, também algumas práticas devem ser evitadas quando o assunto é atrair clientes.
Continue lendo o post e conheça 4 erros que você não deve cometer no seu negócio.
1. Criar promoções enganadoras
Com a facilidade de acesso à informação, a grande maioria dos clientes sabe reconhecer uma boa promoção. Ao anunciar condições especiais, certifique-se de que o desconto é realmente atrativo. Essa medida, como uma forma de melhorar a popularidade do seu empreendimento, deve oferecer vantagens de verdade para o cliente, e não só para a empresa.
O futuro comprador deve sentir que está aproveitando uma oportunidade única. É o senso de urgência e escassez, associado à condições especiais, que fará com que o cliente ligue para os amigos e corra para a sua loja.
Assim, evite práticas como descontos de 5%, aumento dos preços pouco antes do anúncio de uma promoção e a prorrogação da duração das ofertas. O prolongamento do prazo faz com que o público perca a urgência e desconfie de que as condições não são tão favoráveis quanto parecem.
2. Mentir para o comprador
É importante ser transparente ao divulgar os benefícios do seu estabelecimento. Não iluda o comprador anunciando uma grande oferta quando o desconto, na verdade, é para uma pequena seleção de itens. Evite ainda dizer que um produto está disponível se não estiver, apenas para atrair mais gente para o seu estabelecimento. É frustrante chegar na loja e descobrir que o vendedor mentiu sobre a disponibilidade da mercadoria ou acerca das condições de compra.
Seja honesto! Se o comprador questionar a durabilidade de um determinado item, fale a verdade. Procure ser amigável com o cliente e ofereça alternativas com o melhor custo-benefício. Não tente “empurrar” a opção mais cara ou inventar qualidades para convencê-lo da compra. Ele vai saber que está sendo enganado e não voltará a comprar com você, e ao invés de atrair clientes, você irá afastá-los.
3. Não ter um bom pós-venda para atrair clientes
Não é apenas com a venda que o empreendedor deve se preocupar. Os cuidados e informações prestados após a aquisição da mercadoria são indispensáveis para garantir compras futuras.
Portanto, mantenha uma boa política de trocas e esteja atento às reclamações e sugestões. Use os canais de comunicação para perguntar se o cliente está satisfeito com a compra e se o produto alcançou suas expectativas. Caso ocorra algum problema, mostre que está genuinamente interessado na solução da questão. Um pós-venda eficiente será um grande diferencial para atrair clientes novos e fidelizar os antigos.
4. Não ter clareza nas informações
Todos esperam um bom atendimento ao se dirigirem a um estabelecimento comercial. Assim, é importante que o futuro comprador tenha todas as informações referentes ao processo de compra da mercadoria.
Nenhum cliente quer ser surpreendido com uma despesa extra ou um seguro embutido na nota. Portanto, não deixe de mencionar as eventuais taxas de entrega e montagem do produto, as condições de pagamento e data de entrega.
Elucide também qualquer dúvida quanto às cores, tamanhos e materiais, caso seja algo feito por encomenda. Tais medidas evitam que o cliente se decepcione, mas pense no seu estabelecimento da próxima vez que precisar de algo.
Uma política voltada para atrair clientes deve ser implementada sempre em busca de soluções para os problemas do seu público. Evite discussões e ouça o que as pessoas têm a dizer. Cumpra o que promete, respeite prazos e não minta. Boas práticas comerciais e honestidade nos negócios por si só já garantem ótimas recomendações no mercado.
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