4 estratégias de marketing digital que você precisa iniciar agora

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A internet é uma constante na nossa rotina. É raro encontrar alguém que antes de adquirir um produto ou serviço, não busque por referências, informações, compartilhamento de experiências entre usuários e preços na internet.

Já é praticamente impossível imaginar uma vida sem conexões. As facilidades que a web nos proporciona são tantas. E especialmente aos usuários e consumidores, é um canal que transformou a possibilidade de encontrar produtos e serviços muito mais fácil, aumentou o leque de diversidade e trouxe à tona um envolvimento e comunicação entre empresa e consumidor de maneira horizontal.  

As estratégias de marketing digital atuam de forma a criar um relacionamento que vai além de simplesmente vender um produto. O marketing digital apresenta uma proposta fundamental para um envolvimento de sucesso com os seus clientes.

Continue lendo e fique por dentro das estratégias de marketing digital que podem alavancar os seus negócios.

O que é marketing digital?

Como o nome já sugere, o marketing digital difere-se do tradicional, por atuar na plataforma digital, na web. Tem como sua prioridade estabelecer uma boa relação com seus potenciais clientes, transformando a empresa em referência, criando uma fundação sólida e conquistando o consumidor com conteúdo de qualidade e segmentado especificamente para o seu público-alvo.

O segredo do marketing digital é poder contar com os profissionais e as ferramentas certas, para desenvolver conteúdo que vá gerar engajamento e que vá chamar a atenção do seu público-alvo. Para que, no futuro, esse se torne cliente e consuma seus produtos.

O mais bacana do marketing digital é poder transformar toda a experiência de compra em algo muito agradável. É criar uma proximidade, uma relação de amizade entre o consumidor e a empresa.

Solucionando dúvidas e problemas que o público-alvo venha a ter, dentro do mundo que envolve o seu serviço ou produto e apresentando soluções. Criando um caminho que fortalecerá esse relacionamento, até apresentar o seu produto ou serviço e fidelizar um cliente.

Além, é claro, de poder analisar métricas e resultados em tempo real em diversas plataformas disponíveis na internet. Conheça algumas estratégias de marketing digital para alavancar os seus negócios.

Os proprietários de e-commerce sabem o quão importante é manter um bom fluxo de vendas para que o negócio possa crescer, consolidar-se no mercado e alcançar cada vez mais consumidores. No entanto, atrair leads qualificados para a sua loja virtual não é uma missão tão simples. Na verdade, é preciso conhecer a melhor forma de gerar mais vendas para o seu e-commerce. Neste artigo, iremos mostrar como as campanhas no Google AdWords podem ajudar a sua loja virtual a ampliar as conversões e a manter um bom tráfego de visitantes. Mesmo que você nunca tenha usado o Google AdWords, as dicas que vamos apresentar também são muito úteis para quem está começando a utilizar essa estratégia de divulgação. Não perca! 1. Faça um planejamento da campanha Antes de iniciar qualquer projeto de divulgação, é importante separar um tempo para planejar cada ação da campanha. Com o Google AdWords não é diferente. Mesmo que o foco seja gerar mais vendas, o empreendedor precisa definir alguns pontos, como: O objetivo é ampliar as vendas de produtos específicos? A campanha será focada em todos os itens da loja? As promoções serão o ponto principal da divulgação? Depois de definida essa parte, o empreendedor pode passar para a etapa de quanto investir e por quanto tempo a campanha no Google AdWords permanecerá ativa. 2. Saiba quem é o seu público-alvo Para que uma campanha no Google AdWords consiga gerar boas vendas para o seu e-commerce, é fundamental conhecer bem quem é o seu público-alvo, assim, a segmentação dos anúncios será muito mais assertiva. Para aumentar as vendas com Google AdWords é preciso definir a localidade do seu público, idade, sexo, interesses e hábitos, aplicando todas essas características em sua campanha. 3. Encontre as palavras-chave ideais para a campanha no Google AdWords Para quem nunca realizou uma campanha no Google AdWords o termo palavra-chave pode parecer um pouco estranho. Mas, é importante saber que esse recurso é um dos mais importantes e que ajudará o seu e-commerce a obter mais vendas com a campanha. O Google AdWords trabalha com um certo número de palavras-chave que são inseridas nas campanhas e nos anúncios. É por meio dessas keywords que se dá a conexão entre o público-alvo e a sua loja virtual. Por isso, a lista de palavras-chave deve conter termos que estejam associados ao seu produto ou serviço e que são amplamente utilizados pelos consumidores quando eles estão procurando por algo semelhante na internet. Por exemplo, se o seu e-commerce vende itens de cama, mesa e banho, na lista de palavras-chave, é interessante conter termos como: toalha de banho, lençol de casal, jogo de cama, entre outros. Para identificar quais são os termos mais buscados, o empreendedor pode realizar pesquisas no planejador de palavras-chave do Google AdWords. 4. Contrate o suporte de uma agência especializada Nos itens acima, apresentamos dicas para gerar mais vendas no seu e-commerce, porém, o Google AdWords é uma ferramenta complexa que precisa de conhecimentos específicos para gerenciá-la e obter bons resultados. Para que as campanhas possam gerar mais vendas no seu e-commerce por meio do Google AdWords, uma dica importante é contratar uma agência especializada em marketing digital. Os profissionais altamente qualificados irão projetar campanhas assertivas e bem estruturadas, impulsionando as vendas da sua loja virtual. Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre Google AdWords, veja também em nosso blog o post que mostra como o Google AdWords pode ajudar a sua empresa a crescer.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que está dentro de uma técnica de marketing chamada inbound marketing, e que trabalha com o conteúdo que é desenvolvido com o intuito de informar, educar e atrair o leitor e possível futuro cliente.

Basicamente a proposta do inbound marketing é pensada como um funil, chamado de funil de vendas. E esse funil é dividido em quatro partes: atrair, converter, vender, fidelizar. Cada um desses passos conta com estratégias específicas que se baseiam no marketing de conteúdo, que é onde tudo começa.

A proposta principal é focar na sua área de mercado e relacionar os conteúdos com as possíveis dúvidas e problemas que as suas personas (representações fictícias do seu público-alvo) podem se deparar ao longo do caminho percorrido até a realização da compra do produto ou serviço.

Tornar-se referência no assunto para a sua persona, é muito importante. Mais do que vender um produto ou serviço, ser capaz de tirar dúvidas, informar e esclarecer assuntos que a sua persona tem com relação a produtos ou serviços que abrangem a sua área de expertise, é fundamental para criar uma fundação sólida na construção de um relacionamento de fidelização com um possível cliente.

Esse trabalho de marketing de conteúdo pode ser oferecido em sites, blogs, redes sociais, white papers, infográficos, material rico e outros.

E-mail marketing

O e-mail marketing também faz parte do funil de vendas do inbound marketing e é um conteúdo que vai de encontro aos leads. Esse que já mostrou interesse nos conteúdos disponíveis nas suas plataformas, como site e blogs, onde você distribui conteúdos e disponibiliza assinatura de newsletter, infográficos e outros materiais que as pessoas podem baixar gratuitamente, em troca do e-mail ou alguma forma de contato.

Lead: é um potencial consumidor que mostrou interesse nos seus conteúdos, produtos e serviços, através da realização de cadastro para baixar algum material ou receber conteúdos e novidades por e-mail.

E é preciso nutrir esses leads, por isso, esses e-mails precisam de uma periodicidade respeitável, para não incomodar e também para não serem esquecidos. Através de preenchimento de dados pelos consumidores de conteúdos das suas plataformas digitais, você consegue segmentar conteúdos específicos para essas pessoas e pode enviar e-mails específicos para elas, tornando a comunicação muito mais personalizada e friendly.

O uso do e-mail marketing é bacana para fidelizar ainda mais os seus clientes, gerar novos leads, apresentar novas propostas de serviços e produtos e direcionar conteúdos específicos para um grupo também específico de pessoas.

Google AdWords e ferramentas PPC

O uso das ferramentas de anúncio como o Google AdWords ou PPC (pago por clique), como anúncios no Facebook Ads, por exemplo, são estratégias de marketing digital com grande potencial de gerar novos leads para o seu negócio.

No Google AdWords, que é a ferramenta mais utilizada atualmente, através de pesquisa, você seleciona palavras-chaves que têm a ver com o seu público-alvo e a busca que eles irão fazer na plataforma do Google. Investe um valor específico por clique ou visualização do seu anúncio e pode escolher de forma bem personalizada para quem você quer que esse anúncio apareça.

É possível acompanhar em tempo real quem está visitando o seu site e saber exatamente de onde essa pessoa veio. Você consegue segmentar por sexo, idade, interesses e muito mais. É uma publicidade certeira para quem busca atingir públicos específicos e quer fazer valer a pena o investimento envolvido.

SEO

A prática de SEO, que é a otimização de sites, é uma estratégia de marketing digital que consiste basicamente em melhorar o layout, navegação e tornar atrativa e intuitiva a experiência de usabilidade do seu site para melhorar o ranking orgânico de busca no Google e em outras plataformas de busca.

O tempo de carregamento do site, a usabilidade e até os códigos utilizados na criação do mesmo são critérios avaliados pelo Google para ranquear de forma orgânica nas pesquisas. É imprescindível que se dê atenção para os mínimos detalhes, como urls específicas, palavras-chaves compostas, títulos de páginas, cabeçalhos e outros.

Isso, a fim do robô do Google e dos usuários conseguirem navegar e encontrar tudo o que precisam no seu site de forma simples e fácil. Ferramentas de mensuração, como a MozBar podem ajudar nas notas de PA e DA da sua página e o Google Web Master aliado a dados específicos, vai facilitar a compreender o que deve ser melhorado no seu site.

A Goomark é especialista em estratégias digitais para PMEs (pequenas e médias empresas), sendo a maior agência de marketing para PMEs do Brasil e com um índice de 95% de satisfação dos nossos mais de 500 clientes.

Se você busca alavancar o seu negócio, investir em marketing digital pode ser a chave para o sucesso. E para isso, é importante contar com profissionais especializados e dispostos a transformar o seu sonho empresarial em realidade.

Buscar um melhor retorno financeiro e desenvolver um bom relacionamento entre a sua empresa e seus consumidores é parte da nossa missão. Na cultura Goomark, acreditamos que todo ser humano tem o direito de sentir a felicidade de um sonho realizado.

Acesse nosso site e conheça diversas técnicas de marketing digital e como nós trabalhamos. Nas redes sociais você pode ficar por dentro das novidades, baixar conteúdos e saber ainda mais sobre marketing digital.

 

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