O e-commerce é uma excelente forma de vender os seus produtos. Além de não ter as despesas e preocupações de um ponto físico, o seu poder de alcance é muito maior. Uma vez que a internet leva a sua marca para todos os cantos do mundo, suas vendas podem ser muito maiores que a da loja off-line.
Mas o objetivo de uma marca não deve ser apenas vender e conquistar os clientes. Fundamentalmente é muito mais importante ter aquelas pessoas fidelizadas. Afinal de contas, elas irão recorrer à sua marca sempre que precisarem, e não à concorrência.
E uma das maneiras mais efetivas de promover a fidelização é ter um cuidado especial com o momento do pós-venda. É mostrar para cada um dos seus clientes que você aprecia o interesse dele e que está disposto a fazer de tudo para que aquela compra seja bem-sucedida. Pensando nisso, preparamos uma lista matadora. Veja agora as 4 formas de melhorar o pós-venda do seu e-commerce.
1. Agradeça pela preferência
Quando fazemos uma compra em uma loja, assim que o cartão passa o vendedor nos agradece. Esse é um movimento natural em todos os comércios que visitamos. Então, nada mais natural que o comportamento continue, mesmo em tempos digitais. Por isso, agradeça sempre as pessoas, mesmo que elas não tenham feito compras. Mas agradeça, principalmente, se tiverem. Mande um e-mail, mostre o quanto você gostou de ter aquele contato. Esse é um grande passo para melhorar o pós-venda.
2. Peça uma avaliação da experiência (e leve-a a sério!)
Quando você for enviar o e-mail de agradecimento, aproveite a oportunidade para pedir a opinião do cliente. Pergunte o que ela achou de toda a experiência, o que ele achou bem feito e o que ele mudaria. Acima de tudo, leve as críticas a sério. Identifique essas oportunidades de mudança e quando colocá-las em prática, lembre-se de quem te deu essa ideia. Conte para o seu cliente que as melhorias vieram das sugestões dele. Essa experiência certamente irá melhorar o pós-venda da sua marca.
3. Cultivar o relacionamento é o segredo para melhorar o pós-venda
Como você deve ter percebido nos tópicos anteriores, conversar com os seus clientes é muito importante. Atitudes como essa ajudam a criar uma relação próxima e aumentar a confiança na marca. A consequência é o fato de que a fidelização fica muito mais próxima. Por isso é tão importante cultivar um relacionamento para melhorar o pós-venda.
4. Use os dados de navegação ao seu favor
A navegação dos seus clientes no e-commerce diz muito sobre suas vontades e interesses. Por isso, esses dados não podem ser negligenciados. Afinal de contas, o conhecimento é a sua arma mais poderosa para aumentar as vendas. Então, mesmo se o carrinho ficar cheio e o cliente levar somente um produto, você saberá quais outros ele gostaria de ter comprado, mas não o fez. É nesse momento que o seu pós-venda pode ficar ainda mais personalizado.
Para melhorar o pós-venda é preciso continuar conversando com os clientes. Não apenas para pedir uma avaliação e implementar melhorias na sua loja, mas para criar um relacionamento de qualidade. Dessa forma, você conseguirá criar uma audiência que confia na marca e que irá preferir os seus produtos ao invés dos da concorrência.
Você usa alguma dessas estratégias no seu negócio? Conte nos comentários como você costuma lidar com o momento do pós-venda.