Como funciona o marketing de conteúdo?

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Não há dúvidas de que o marketing digital já deixou de ser apenas uma tendência. Hoje, ele é indispensável para qualquer empresa que queira permanecer relevante para seus clientes.

Mas agora, a necessidade não está mais em apenas estar presente na internet. É fundamental adotar estratégias específicas para ter real visibilidade.

O marketing de conteúdo é usado justamente com esse intuito. Mas como ele funciona e o que ele engloba? Para tirar essas dúvidas, continue a leitura deste artigo!

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma maneira de manter o engajamento com seu público-alvo e aumentar a sua rede de clientes. Tudo isso, por meio de uma criação de conteúdo realmente valioso e que gere valor para as pessoas.

A mensagem passada por meio do seu conteúdo não é apenas útil e funcional. Ela, na verdade, atinge seu consumidor no momento em que ele mais precisa. E, assim que as informações suprem uma necessidade de maneira certa, com certeza ele será compartilhado, de modo a disseminar seu nome e reforçar sua reputação.

Quais são os principais benefícios trazidos por ele?

A metodologia de marketing de conteúdo traz inúmeros benefícios para sua empresa. E aqui estão os principais, para que você considere esse investimento o quanto antes.

Aumenta o tráfego em seu site

Sites de busca, como o Google, são muito utilizados por pessoas do mundo todo. Se você tem um conteúdo bem desenvolvido, ele estará sempre no topo dos resultados. É isso que vai aumentar seu tráfego e tornar sua página, e sua marca, referências.

marketing de conteúdo

Aumenta o engajamento com a marca

A produção de conteúdo serve para que a sua marca fique mais conhecida. E as pessoas tendem a comprar de empresas que já são familiares. Essa percepção positiva aumenta, então, o engajamento com a marca. Afinal, ela consegue manter um relacionamento próximo e constante com seu público, de maneira mais direcionada.

Gera mais vendas

Por fim, vale lembrar que um bom conteúdo guia a jornada de compra do consumidor. Essa é uma forma de prepará-los melhor para tomar uma decisão, que, no caso, é a de comprar com você. Não somente uma vez, mas várias.

Quais são as ferramentas utilizadas nessa estratégia?

Existem muitas ferramentas completas e eficientes para colocar em prática o seu planejamento de marketing de conteúdo. Para começar, você pode recorrer a plataformas diversas para montar e postar em seu blog.

Além disso, pode apostar também nas ferramentas para SEO, que determinam as melhores palavras-chave para que você seja encontrado em sites de busca, melhoram seu rankeamento nos resultados e ajudam a otimizar seu conteúdo. O mesmo se aplica para o gerenciamento de redes sociais: suas postagens podem ser agendadas e você consegue monitorar alcance e engajamento da audiência.

Para disparar e-mails, nutrir leads e segmentar sua base, os sistemas de automação são os mais indicados. Com ferramentas de monitoramento, para encerrar esse processo, você analisa números de tráfego e centraliza métricas para acompanhar resultados.

Diante de todos esses fatores e possibilidades, é inegável a importância de se investir em marketing de conteúdo hoje em dia. Sua empresa ainda não investe em marketing digital?

Não se preocupe! Confira aqui um guia completo para saber exatamente por onde começar!

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