Em uma estratégia digital, o website é uma das ferramentas mais importantes. Além de funcionar como o “cartão de visitas virtual” do empreendimento, permite que a empresa tenha um espaço próprio para executar suas estratégias.
Com um endereço exclusivo, o negócio tem total controle sobre as mudanças e deixa de ficar dependente das políticas voláteis das redes sociais. Contudo, para aproveitar ao máximo esse elemento é preciso fazer a criação do jeito certo.
Para não perder nenhuma oportunidade, veja — e evite! — os 4 maiores erros na hora de criar um website.
1. Não ter uma página responsiva
Entre 2016 e 2021, o volume do tráfego mobile crescerá 700% no mundo. No Brasil, o celular ultrapassou o computador desktop e se transformou no aparelho principal de acesso à internet nas casas. Para completar, o Google anunciou uma modificação em que dará prioridade aos sites adaptados à navegação móvel na hora de apresentar os resultados de busca.
Ao criar um website voltado apenas para um tamanho de tela, portanto, seu negócio comete um erro grave porque desperdiça um grande potencial. Em vez disso, é essencial focar em um layout responsivo e que se adapte a qualquer tela, sem perda de experiência.
2. Ter um website pesado e lento
Quando um usuário chega a um endereço virtual, ele busca uma navegação intuitiva e agradável. Do contrário, basta apenas um clique ou toque para sair da página e procurar outra fonte considerada melhor.
Ao ter uma página pesada e cheia de elementos, o seu negócio tem as chances diminuídas por dois motivos. Em primeiro lugar, a experiência fica complicada e pode desestimular a navegação.
Além de tudo, o carregamento lento faz com que as pessoas percam o interesse rapidamente. A cada segundo de demora, a taxa de conversão sofre uma queda de 7%. Para piorar, o usuário precisa de apenas 5 segundos para decidir se gosta ou não da página.
Portanto, é fundamental investir em um design limpo, de carregamento fácil e que seja acessível. Isso melhora a experiência dos visitantes e, consequentemente, os resultados obtidos.
3. Copiar o que a concorrência faz
A identidade visual de uma marca é um dos elementos responsáveis pelo sucesso da comunicação. Com a consistência da aparência, inclusive, há maiores chances de a empresa se fixar na mente dos consumidores.
O website deve ser uma extensão dessa identidade e transmitir valores como autenticidade e experiência única. Ao, simplesmente, usar o que a concorrência faz, a empresa diminui as próprias chances de sucesso. Os clientes podem notar a falta de originalidade e, principalmente, nem tudo o que funciona para outro negócio se adapta ao seu público.
O melhor é criar um projeto que tenha a ver com a marca e com a mensagem que será transmitida, de modo a obter ótimos efeitos.
4. Optar pela solução barata
Basta realizar uma pesquisa rápida para encontrar diversos serviços que oferecem a criação de um website em poucos passos e até de forma gratuita. Há até hospedagens que não cobram nada e que, por isso, parecem tentadoras.
Porém, ao recorrer a essas ferramentas, a sua empresa corre o risco de não ter o endereço no ar quando mais precisa. Também pode terminar com um visual igual ao de muitos outros e sem os recursos de que necessita. Na hora de criar uma página para o e-commerce, por exemplo, é preciso garantir a segurança de pagamento e uma boa apresentação de produtos.
Para que o barato não saia caro, o melhor é contratar uma agência com experiência no assunto e com as ferramentas certas. Desse modo, dá para conquistar o resultado que o seu empreendimento merece.
Na hora de criar um website, é essencial conhecer os principais erros e evitá-los. Assim, você conseguirá um endereço virtual estratégico e que ajudará o negócio a conquistar mais clientes.
Você já cometeu alguma dessas falhas? Conte nos comentários!