4 métricas do Google Analytics que você deve ficar de olho

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Os negócios que possuem presença online podem aproveitar uma série de vantagens que não existem no “mundo offline”, e a principal delas é poder acompanhar de forma bem detalhada como se comporta o seu público e encontrar oportunidades vantajosas. Usando uma plataforma como o Google Analytics, o dono de um site pode saber como os seus visitantes interagem com o seu conteúdo, quais páginas lhes agradam mais ou menos e até criar estratégias que visam otimizar o seu tráfego.

Para ficar por dentro da performance do seu negócio na internet, é essencial que você tenha atenção especial a algumas métricas do Google Analytics. Trata-se de uma ótima ferramenta para monitorar indicadores estratégicos do seu site, mas é preciso saber quais são os mais importantes e o que significam.

Veja a seguir as quatro métricas do analytics que você deve ficar de olho:

Visualizações de página

Saber quantas visitas o seu site obteve durante o período é importante, mas ainda melhor é saber se os seus visitantes estão acessando muitas ou poucas páginas. Trata-se do indicador que mostra quantas páginas foram acessadas independentemente do número de visitas. Ou seja, uma visita (ou sessão, como o Google Analytics as chama agora) pode compreender mais de uma visualização de página. Preste atenção à performance desta métrica para saber o quanto o seu usuário navega no seu site e encontrar formas de otimizar seu tráfego.

Taxa de rejeição

O Google Analytics entende “rejeição” como a ação do usuário de visitar uma página do seu site e rapidamente sair, como se não tivesse encontrado o que estava procurando. Portanto, a taxa de rejeição é uma métrica muito importante, pois determina o quão satisfeitos ou não estão os visitantes do seu site diante do conteúdo.

Lembre-se também que a taxa de rejeição pode significar outro problema: ausência de motivos atraentes para o usuário visitar o resto do site. Considere a inserção de calls to action (CTAs) inteligentes que instiguem o público a acessar mais conteúdo do seu negócio.

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Origens de tráfego

A melhor forma de trabalhar com eficiência na internet é conhecendo o máximo possível sobre o seu público. Ao ficar de olho na métrica de origens de tráfego, você pode acompanhar quais sites estão gerando mais tráfego para você. Ou seja, com esse conhecimento, você consegue determinar quais os hábitos dos seus usuários e compreender o que os levou até o seu negócio. Também é válido acompanhar a performance de links de redes sociais nesta tela, o que pode direcionar os seus esforços de divulgação nestas plataformas de maneira estratégica.

Conteúdo

Outro ótimo modo de saber mais sobre o seu público e o comportamento dele no seu site é prestando atenção às métricas de conteúdo, em especial as que mostram as páginas mais e menos visitadas. As que obtém mais tráfego podem servir para construir um perfil do seu usuário médio e aproveitar este conhecimento para a construção de estratégias futuras certeiras. Já as menos visitadas precisam de atenção: por que não obtém tanto tráfego e qual informação podemos extrair disso?

Com essas dicas, você vai conseguir compreender melhor o papel das principais métricas do Google Analytics e desenvolver estratégias que busquem atingir os seus objetivos de maneira eficiente.

Qual destas métricas do Google Analytics você considera mais importante neste momento? Diga para a gente nos comentários abaixo.

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