Toda venda começa num primeiro contato. Naquela conversa inicial ou uma visita despretensiosa ao site da empresa, enfim, no interesse do cliente em potencial. A partir daí, é função do vendedor (ou no caso das páginas online, do conteúdo) convencer aquela pessoa de que o produto ou serviço valem a pena. Podemos nos referir a esses potenciais clientes como leads. Eles são o primeiro ponto do funil de conversão e extremamente difíceis de ser conquistados.
Por isso, uma das maiores questões que afligem as empresas é a conquista e formas diferenciadas para aumentar leads. Se você tem essa dúvida, está no lugar certo. Veja agora 4 soluções que podem mudar a forma com que a sua marca se relaciona com os usuários online.
1. Revise a home do seu site
A home de um site é como o interior da loja de uma marca. É onde os clientes em potencial dão os primeiros passos e começam a entender o seu posicionamento no mercado. Nessa etapa é importante entender que eles já foram atraídos pela vitrine e já mostraram o mínimo de interesse pelo seu produto.
Por isso, os seus esforços devem ser para encantar essas pessoas, mostrar a elas que a sua marca é a melhor solução do mercado e que ele pode confiar nas suas propostas. Portanto, se você tem dificuldades para aumentar leads, revise a home do seu site e certifique-se de que todo o conteúdo está de acordo com os seus objetivos. Acredite, pequenas mudanças podem trazer grandes resultados no futuro.
2. Invista em conteúdo original de qualidade
Para explicarmos esse ponto, vamos nos colocar na posição dos consumidores por alguns minutos. Você já teve alguma dúvida sobre qualquer assunto e que foi solucionada por uma marca? Se isso já aconteceu na sua vida, você provavelmente passou a enxergar essa empresa de maneira diferente, não é mesmo?
Isso acontece porque quando uma marca é a responsável por fornecer conhecimento, ela passa a ocupar um espaço diferenciado na mente do consumidor. Ele entende que ela é especialista no assunto e que tem o interesse real em ajudá-lo a solucionar seus problemas.
Pensando nisso, investir em conteúdo original faz toda a diferença para aumentar leads e conquistar cada vez mais clientes. Portanto, comece agora mesmo a desenvolver um blog para a sua marca e conquiste novos clientes usando informações de qualidade.
3. Tenha um formulário de contato simples
Os formulários de contato estão presentes na maioria dos sites. Eles são como aquelas páginas obrigatórias, que disponibilizamos aos usuários, mas que nem sempre levamos a sério como deveríamos. Mas se pararmos para pensar, são formas extremamente eficazes para aumentar leads. O segredo aqui é mantê-lo simples e evitar a frustração do usuário em preencher formulários muito longos ou que exijam informações confidenciais, como o número do CPF, por exemplo. Você pode ter diversos links para isso espalhados pela sua página, mas é fundamental que o banco de dados gerado aponte para um só lugar.
4. Integre suas ações off e online
Toda ação de marketing tem o objetivo de aumentar leads, mesmo que seja um propósito secundário. Por isso, é importante que você mantenha uma visão de 360 graus sobre o seu negócio quando for investir em algo assim. Ou seja, integrar suas abordagens off e online em todas as ações que for promover. Estratégias assim garantem que o cliente em potencial poderá contratá-lo ou comprar o seu serviço sempre que ele quiser, livre de frustrações.
Aumentar leads deve ser um objetivo constante de toda marca. Por isso, invista em todas as estratégias possíveis, sempre mantendo a coerência com o seu posicionamento no mercado. Encantar os seus clientes deve ser o combustível para a sua marca constantemente.
Você aplica alguma dessas táticas para aumentar leads? Conte nos comentários quais delas são mais eficientes para o seu caso.