A necessidade de otimizar seu site para versões mobile é latente, o uso de dispositivos móveis deixou de ser tendência e tornou-se peça-chave cimentada no cenário do e-commerce e do conteúdo digital em geral.
Antes de tudo é preciso lembrar que o Google alterou seu algorítimo de pesquisa. Talvez você esteja se perguntando: “o que isso muda, afinal?”.
Bom, os sites que não possuem uma versão adaptada para dispositivos móveis perderam posições nos resultados de busca e em alguns casos deixaram de aparecer nos resultados. Em contrapartida, sites que possuem versão para dispositivos móveis são mais bem rankeados e apresentaram crescimento — são os chamados Mobile-Friendly.
Um site feito para rodar em tablets e smartphones requer limpeza visual e o conteúdo deve primar pela simplicidade e facilidade de leitura — saiba que esses fatores também são maneiras de otimizar seu site para dispositivos móveis.
Antes que você possa começar a pensar em desanimar, nosso artigo dará algumas dicas que irão te ajudar a otimizar seu site para dispositivos móveis. Confira!
Design responsivo: navegação adaptada para qualquer resolução de tela
A importância do seu site abrir corretamente em qualquer resolução de tela é proveniente da tecnologia chamada de design responsivo. Com essa tecnologia é possível determinar quais conteúdos irão aparecer de acordo com o dispositivo de acesso e garantir uma boa experiência de navegação.
Tudo está interligado — o design responsivo previne o bloqueio do rastreamento em suas páginas e otimiza seu site
Parece complicado mas não é, o Google bloqueia páginas que considera não estar respeitando as práticas de Mobile-Friendly. Ou seja, se se alguma página de site não estiver otimizado de maneira correta é muito provável que ela não apareça nos resultados de busca.
Atenção! Reduzir o texto não é sinônimo de ocultar informações
Na tentativa de diminuir o conteúdo para que ele se adapte a outras resoluções, muita gente comete o erro de ocultar informações importantes ou até mesmo usam de abreviações. Trabalhe na simplicidade de passar a informação e não na ideia de encurtar linhas.
Bullet points — os marcadores que ajudam na organização do conteúdo
Pense com praticidade — quem acessa seu site pela versão mobile espera encontrar respostas rápidas. Por esse motivo utilize listas e facilite a organização do conteúdo com os bullet points, ouse na criatividade e pense em um design atraente e divertido para eles.
Cheque o tempo de carregamento de suas páginas
O tempo de carregamento das páginas é primordial na experiência do usuário em tablets e smartphones – lembre-se de que paciência não é uma característica muito presente neste público. Por isso confira se a velocidade de abertura está correta, utilize a ferramenta do PageSpeed Insights que foi disponibilizada pelo Google e aproveite as sugestões apresentadas para torná-la mais rápida.
Otimizar seu site para dispositivos móveis é essencial para o seu crescimento. Lembre-se de que os dispositivos móveis já possuem percentual reconhecido pelas compras realizadas online e que, mesmo os consumidores que ainda não fizeram nenhuma aquisição, os utilizam como uma importante fonte de consulta. Adaptar-se às novas tecnologias, portanto, não é considerado um diferencial competitivo e sim um dever do empreendedor que deseja crescer em meio a esse universo.
Quer saber mais e aumentar suas vendas para usuários mobile? Acesse nosso blog e confira mais novas dicas sobre o assunto!
Gostaria de compartilhar com a gente sua experiência? Para ficar conectado a tudo o que acontece no mundo digital, curta nossa página no Facebook e descubra como a Goomark pode te ajudar a alcançar seus objetivos.