O Google conta com uma das ferramentas de publicidade online mais conhecidas e usadas no mundo e pode ser considerado peça importante para o desenvolvimento de uma boa estratégia digital. Mas, se esta não for bem usada, pode comprometer seriamente o sucesso das suas campanhas. Veja como evitar alguns desses erros no Google Adwords e aproveitar o melhor do marketing digital para o seu negócio.
Segmentação geográfica errada
A segmentação geográfica pode ser muito útil para alcançar os consumidores em locais estratégicos para o seu negócio. Mas, não caia no erro de segmentar locais onde o seu produto não tem apelo. Já ouviu falar de vender gelo para esquimó? Pois é, uma segmentação geográfica errada resultaria em algo assim. Em vez disso, se concentre nos locais onde encontrará mais clientes, mesmo que o custo por clique seja um pouco maior.
Anunciar produtos indisponíveis
Se o produto que estava anunciando se esgotou ou está indisponível no estoque, ou caso uma promoção que você criou já tenha terminado, pause ou cancele a campanha. Caso contrário, vai ter o prejuízo de pagar por cliques que não serão convertidos em venda, além de frustrar a pessoa que está buscando aquele item.
Criar apenas um anúncio por grupo
Criar apenas um anúncio por grupo é uma forma pouco inteligente de criar uma campanha, pois impede que se façam comparações e ajustes no seu desempenho. Em vez disso, crie pelo menos três anúncios bem diferentes, para que sirvam de parâmetro um para o outro e mostrem o que funciona melhor com o seu público. Depois, basta acompanhar cada um e manter apenas os que derem melhores resultados.
Agrupar mal as palavras-chave
Ao separar sua campanha por grupos de anúncios fica mais fácil apresentar ofertas que condizem com as buscas dos interessados. Fuja do erro de colocar todas as palavras-chave selecionadas no mesmo grupo, pois terá de fazer anúncios genéricos e converterá pouco.
Em vez disso, é muito melhor colocar de 10 a 20 palavras-chave para cada grupo, personalizando as chamadas e atraindo mais pessoas.
Redirecionar os visitantes para a página errada do seu site
Um erro comum cometido no Google Adwords é de direcionar as pessoas que clicam no anúncio de um produto específico para a página inicial do seu site e não para a página específica daquele produto. A ideia de que o visitante consiga ver tudo que a empresa oferece pode custar caro, pois se ele já tem um produto em mente, é possível que queira comprá-lo na hora.
Por isso, sempre redirecione a pessoa ao que ela deseja mesmo ver. Se ela comprar seu produto, com certeza vai explorar melhor seu site depois.
Não acompanhar ativamente a sua conta
Uma boa estratégia no Google Adwords consiste em testar e ajustar constantemente as campanhas e grupos de anúncios. Apesar da facilidade de automatizar a sua conta e apenas repor os créditos com certa frequência, prefira acompanhá-la de perto, a fim de otimizar as ações e evitar gastos desnecessários que não trarão retorno. Se fizer isso, vai aproveitar muito mais os benefícios da ferramenta e lucrar com ela.
Criar campanhas sem planejamento
Planejar bem uma campanha vai além de saber usar os recursos do Adwords. Essa tarefa envolve também definir qual será o objetivo da campanha, quem é seu público, escolher bem as palavras-chave que serão usadas, estudar a concorrência, fazer alterações no seu site para converter melhor os cliques em vendas, entre outras coisas.
Sempre que criar uma campanha no Google Adwords, pense nesses detalhes e evite acreditar que basta dominar o uso da interface para ser bem-sucedido.
Sem dúvida, é muito importante estar atento a esses e outros erros no Google Adwords, bem como as melhores práticas para a criação de uma campanha bem sucedida. Com isso, vai otimizar o uso dessa excelente ferramenta e conquistar resultados expressivos para a sua empresa.
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