Seu e-commerce não vende? 4 motivos para isso acontecer

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Os e-commerces já se tornaram uma das opções de compra mais bem aceitas pelos consumidores. A praticidade de adquirir produtos sem sair de casa e com preços quase sempre mais acessíveis se comparados às lojas físicas, são alguns dos fatores que contribuem para esse sucesso.

Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o e-commerce brasileiro faturou em 2016 o total de R$ 53,4 bilhões, apontando para um crescimento de 11% em relação ao ano anterior. A expectativa para 2017 é que o setor alcance R$ 59,9 bilhões.

Mas, essa não é a realidade de todos os empresários. É comum ver gestores reclamando que o seu e-commerce não vende e que está quase impossível manter a loja funcionando, mesmo com os custos de hospedagem, domínio e estoque serem bem mais baixos do que o aluguel de um espaço físico.

Para ajudar os empreendedores que estão enfrentando esse problema, listamos a seguir os 4 motivos para o seu e-commerce não vender e como você pode mudar esse cenário.

1. Acesso lento

Quando um e-commerce não vende o suficiente para gerar lucro para o seu empreendedor é preciso analisar, primeiro, alguns pontos estruturais. Lojas virtuais que demoram para carregar as páginas, as imagens não abrem ou o envio dos formulários trava com frequência, podem ter suas vendas afetadas por conta desses problemas técnicos.

Nos dias de hoje, os consumidores prezam muito pela agilidade e qualquer segundo a mais em seu site devido à lentidão da plataforma pode levar a desistência da compra.

2. Loja não responsiva

Ainda sobre problemas estruturais, outro fator que pode prejudicar as vendas é a projeção do e-commerce somente para desktop. Atualmente, é muito comum os clientes utilizarem os smartphones ou tablets para realizarem as compras online, por isso, as lojas virtuais precisam ter layout responsivo, isto é, o site tem que se adaptar a tela em que está sendo acessado, permitindo uma navegabilidade mais intuitiva.

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Além disso, a versão mobile precisa ter todas as funcionalidades da versão tradicional. Não adianta pensar que o cliente verá o produto pelo smartphone e, posteriormente, irá acessar o computador ou notebook para finalizar a compra.

3 – Cadastros extensos

Como vimos, os clientes do século XXI valorizam a agilidade, pois eles possuem pouco tempo para realizar suas tarefas. Sendo assim, ao perceber que o seu e-commerce não vende, vale analisar alguns pontos que podem estar afastando os clientes da sua loja.

Por exemplo, se no momento da compra o consumidor tiver que preencher um cadastro com inúmeras perguntas, ele poderá deixar de finalizar o pedido. Isso acontece porque com o tempo gasto nesse processo ele pode buscar pelo produto na loja concorrente, que solicita o cadastro apenas com a conexão do Facebook ou utiliza o modelo de cadastro reduzido.

4. Seu e-commerce não vende? Pode ser falta de divulgação!

O número de lojas virtuais cresce a cada dia no Brasil, ampliando consideravelmente a concorrência neste setor. Por isso, quando o e-commerce não vende, é necessário reavaliar as suas estratégias de marketing que ajudam a destacar a loja perante a concorrência.

Somente manter o site ativo não é garantia que os clientes encontrarão o seu e-commerce e se interessarão pelos seus produtos. Para alavancar as vendas, é essencial investir em estratégias de divulgação online.

Promover campanhas e promoções, oferecer conteúdos relevantes e divulgar a marca e os produtos por meio de links patrocinados são algumas das dicas para divulgar a sua loja.

Vimos, neste artigo, que quando o e-commerce não vende é importante analisar o negócio de ponta a ponta para encontrar possíveis falhas e corrigi-las o quanto antes. Se você tem alguma dúvida sobre o tema, deixe a sua pergunta nos comentários que retornaremos em breve.

 

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