8 razões pelas quais suas campanhas de e-mail marketing não dão certo

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As campanhas de e-mail marketing contribuem de forma grandiosa para o aumento na taxa de cliques e conversão de vendas dos seus produtos e serviços. Portanto, se algo não vai bem com relação às taxas de recebimento e abertura da mensagem e o retorno não é satisfatório, está na hora de rever alguns pontos na sua estratégia de envio. Você pode estar fazendo isso errado!

A seguir listamos alguns pontos que podem estar impedindo que a sua campanha decole.

O assunto da mensagem não é interessante

É importante que o assunto seja um reflexo direto do objetivo final do e-mail. Se não for atrativo, a mensagem não será aberta, e se não for objetivo, também não! Assuntos longos, redundantes, com pouca relevância e com erros de português podem fazer com que o seu e-mail seja, além de ignorado, removido para a caixa de spam. Não deixe isso acontecer!

Você não é bem-vindo aqui

Outro fator que provoca alta incidência de rejeição é enviar um e-mail sem autorização do usuário. Isso ocorre quando se obtém uma base de e-mails de procedência duvidosa, o que pode ser um tiro no pé, pois podem apresentar endereços errados, provocando a devolução da sua mensagem e lhe custando uma redução na reputação junto aos provedores de e-mail, que podem dificultar a entrega de suas mensagens e ainda remetê-las diretamente à caixa de lixo eletrônico. É menos trabalhoso utilizar essas listas, mas, nesse caso, o barato (que nem é tão barato assim) sai muito mais caro. Trocando em miúdos, isso é SPAM!

Prefira trabalhar com contatos opt-in, que são as pessoas que realmente desejam receber o seu conteúdo e forneceram o endereço eletrônico através de formulários de cadastro.

“Você é vegetariano? Então não pode perder a nossa promoção na Churrascaria Boi Berrando!”

Não segmentar corretamente é um dos erros mais frequentes que podem fazer com que a sua campanhas de e-mail marketing naufrague. Uma campanha regional, com ofertas locais, por exemplo, não surtirá efeito se enviada para uma base de e-mail marketing de dados com endereços de pessoas residentes em todo o Brasil.

Da mesma forma, um senhor aposentado não se interessará por produtos da linha feminina de 20 a 30 anos, como batons, esmaltes e maquiagem para a linha jovem. Um e-mail como esse tem grandes chances de ser descartado antes de ser aberto.

Confúcio disse: uma imagem vale mais que mil palavras

Nem uma coisa e nem outra. Atente-se que a maioria dos serviços de e-mail bloqueiam o conteúdo de imagens e, portanto, a sua imagem fica “quebrada”, ou seja, não aparece corretamente. Assim, procure construir o e-mail marketing em código HTML, com conteúdo bem distribuído entre textos e imagens.goomark-2

É importantíssimo certificar-se de que todo o conteúdo do e-mail está sendo exibido corretamente. Verifique incansavelmente se todos os links informados abrem, se qualquer opção de “clique aqui” direciona para o local certo e se as informações de contato estão corretas.

Não se esqueça dos acessos via mobile

Com a demanda crescente de usuários conectados via smartphones, também sobe o número de acessos ao e-mail via celular. Sendo assim, não transforme a experiência de visualizar a sua mensagem em um pesadelo. Para esses usuários, forneça a opção clicável de “versão mobile”.

Frequência de envio

Seja “pontual” na frequência de envio. O e-mail não pode simplesmente ser disparado a esmo: a periodicidade, aliada à oportunidade, pode ser a chance de ouro!

Não é praticável que uma mensagem seja enviada hoje e outra em dois meses. O mesmo ocorre com a newsletter. Isso é impensável. O usuário nem se lembrará mais quem é a sua empresa e por que precisa do seu produto ou serviço.

“Não quero mais”

A opção de não receber mais os e-mails da sua empresa deve estar disponível em cada uma das mensagens. Algo como: “Não desejo mais receber este e-mail” ou “Clique aqui para remover o seu endereço de e-mail”.

Não medir os resultados da sua campanha de e-mail marketing

Esse é um erro clássico muito praticado como medida para (acredite se quiser) cortar gastos. Se para você isso faz sentido, então talvez seja importante refletir sobre como a análise desses resultados podem te ajudar a identificar no que está acertando e, principalmente, no que está errando. Pois, fazendo isso, será possível planejar as próximas ações de modo mais certeiro, identificando quais são as reais necessidades ou preferências, além das expectativas do seu cliente.

Entenda como as agências de marketing digital analisam dados.

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