Nós temos algo em comum, o time digital da Goomark, os donos de pequenas e médias empresas e profissionais de marketing. Além da preocupação constante com a melhoria dos produtos e serviços e com o aumento das vendas, temos a necessidades de entender e acompanhar tendências e previsões do mercado.
As demandas mudam, com isso as empresas precisam estar constantemente em transformação, um belo exemplo é a Kodak, antiga líder de mercado de câmeras fotográficas faliu quando não se adaptou a inovação das câmeras digitais.
Pegando esse gancho para o Marketing Digital, você pode encontrar em todas as listas de tendência e previsões dos principais gurus o Inbound Marketing.
Inbound Marketing – O que é?
Nossa história de vida tem um protagonista constante, o Aprendizado. Estudos de universidade americanas já apontaram que o cérebro de crianças de 1 a 3 anos quando aprendem algo novo tem respostas neurológicas de prazer equivalentes a ganhar uma medalha olímpica ou receber uma promoção ou título profissional.
Essa é a nossa natureza, desde de pequenos, o bem estar e a felicidade tem relação direta com a nossa capacidade de aprender, evoluir e conquistar novas capacidades. Por isso a internet é maravilhosa você e eu podemos aprender e adquirir novas capacidade a qualquer momento com todo o material e conteúdo disponível.
É disso que se trata o inbound marketing, essa metodologia que consiste em atrair novos visitantes para o site e convertê-los em clientes fiéis, trata-se disso, produzir conteúdo de qualidade para ajudar as pessoas a superar dificuldades do dia a dia e serem capazes de melhorar os negócios.
Inbound Marketing – Como funciona a metodologia
Já temos muitos livros explicando de maneira minuciosa a lógica da metodologia, inclusive é possível conhecer diversos cases de inbound marketing que deram muito certo nos EUA. Nosso objetivo é explicar ela de maneira bem objetiva, para que empreendedores e os gerentes de marketing das pequenas e médias empresas possam deslumbrar como ela é importante para melhorar os resultados digitais.
A metodologia de inbound marketing foi inventada pela Hubpost, em 2006 e tem quatro etapas: Atrair, Converter, Fechar e Encantar.
Metodologia Inbound Marketing – Atrair
Essa etapa da metodologia consiste em definir exatamente um perfil de cliente perfeito e atraí-lo para o site. O nome técnico dessa definição de perfil chama-se “persona”, para definir a persona precisamos descobrir o que eles valorizam, o que não gostam, os objetivos, desafios, dificuldades que enfrentam no dia a dia, objeções profissionais, características pessoais, culturais, regionais. Basicamente a persona é a construção daquele perfil de cliente alvo ideal para os produtos e serviços do negócio.
Com a persona bem definida começamos a produzir conteúdo para ela, esse conteúdo tem como foco levar informações, prestar serviço ou até mesmo entreter. O objetivo é ser suficientemente útil a ponto do cliente perfeito aprender e aplicar melhorias com as suas dicas. Veja algumas estratégias para atrair clientes perfeitos em potencial:
Blog: O blog ou então um portal é a base para a divulgação do conteúdo produzido, nele vamos concentrando todos os artigos, textos, ebooks, etc. Conteúdos educativos que tragam conhecimento e respostas para os desafios do dia a dia da persona ranquearão nos mecanismos de busca atraindo assim novos visitantes no perfil que queremos.
Otimização de Sites (SEO): Tudo o quer for criado para a internet precisa ser pensado em SEO, as páginas, programação e layout do site precisam atender as boas práticas exigidas pelo Google. O novo na internet começa pelos mecanismos de busca, portanto precisamos do site e dos nossos conteúdos bem ranqueados para tirar todas as dúvidas das personas.
Redes Sociais: Facebook, Twitter e o LinkedIn são excelentes motores para divulgar os conteúdos, a partir delas podemos impulsionar e espalhar tudo aquilo que foi produzido no Blog de maneira rápida e o melhor interagir e tornar o relacionamento inicial com o nossa persona.
Metodologia Inbound Marketing – Converter
Através do conteúdo útil publicado no blog, ranqueado no Google e proliferado nas redes sociais os visitantes do site aumentarão gradativamente, o passo a partir de agora é converte-los em “leads”, ou seja, contatos de oportunidades de negócio. Um lead qualificado tem pelo menos nome, email e telefone do comprador, porém as pessoas não compartilham seus contatos a troco de nada, é aí que entram as “ofertas”. Ofertas no inbound marketing nada mais são do que ebooks, planilhas, manuais, tutoriais mais aprofundados, quadros comparativos que prestam algum tipo de serviço valioso para a persona. Para disponibilizar o download desses materiais pedimos o nome, email e telefone do visitante. Veja algumas estratégias para converter visitantes em leads (contatos de oportunidades de negócio).
Formulário de contato: Um formulário de contato objetivo, com a menor quantidade de campos possível e cor de fundo contrastante vai funcionar como uma porta de entrada para as personas visitantes fornecerem seus dados para contato.
Call-to-action (CTA): Os call-to-actions são os botões ou links, que incentivam as personas visitantes a fazerem algo. Esses botões de conversão são fundamentais para que eles sintam-se atraídos, eles podem ser uma figura ou até mesmo o botão do formulário de contato.
Landing Page: Landing page são as páginas de pouso, é nela que vamos colocar as ofertas ou trabalhar com um texto comercial mais agressivo para que os visitantes façam o download de uma oferta ou então solicitem um contato da equipe comercial. O objetivo da landing page é fornecer a informação de maneira bem objetiva e sintetizada aumentar ao máximo a % de visitantes em leads.
Metodologia Inbound Marketing – Fechar
Atraímos novos visitantes através do blog, maximizamos a conversão de visitantes e leads, agora chegou a de aumentar as vendas!
Veja algumas estratégias para aumentar as vendas com o inbound marketing:
CRM: Um software que concentre todos os leads recebidos com as campanhas de inbound marketing é fundamental para manter o controle de todas as oportunidades de negócio que estamos criando. Através do CRM também podemos entender tudo aquilo que ainda está dentro do funil de possibilidades de vendas, a agenda de contatos, troca de informações e mails, enfim ter uma clareza maior das possibilidades de cada contato.
Workflows: Entender qual momento do processo de compra está o lead recebido é fundamental para disparar ou oferecer o conteúdo e oferta certos. O workflow é uma lógica de automação que mapeia esse comportamento, dispara e oferece conteúdo e ofertas de maneira precisa. A ferramenta de automação do inbound marketing que utilizamos na Goomark é a Hubpost muito eficiente nesse ponto.
Email Marketing: É hora de trabalhar em cima de toda a base de contatos que criamos, criando estratégias de disparo de e-mails de conteúdos de qualidade para quem ainda não está pronto para comprar e uma oferta especial para aqueles que já demostraram sinais do desejo de compra.
Metodologia Inbound Marketing – Encantar
Lembra de como começamos esse post?
Falamos de aprendizado, ou melhor do prazer que desde criança ele nos desperta. Nossa evolução, as conquistas e bem estar estão literalmente ligados a nossa capacidade de aprender e conquistar sonhos. É disso que se trata essa etapa, mesmo após converter visitantes em leads e agora clientes, vamos continuar entendendo o que nossa persona precisa, oferecendo conteúdo útil, valioso que ajude-o no dia a dia.
Essa etapa está diretamente ligada também a manter clientes fiéis e propensos a comprar novos produtos ou serviços do seu negócio. Veja algumas estratégias para deliciar clientes.
Pesquisas de Satisfação: A melhor maneira de melhorar produtos e serviços é escutar a opinião de quem os utiliza no dia a dia. Um feedback negativo é uma das coisas mais valiosas para empreendedor e gerentes de marketing, através deles é possível encontrar oportunidades para aportar diferenciais nos negócios.
Monitoramento de Redes Sociais: Monitorar comentários sobre o seu segmento de mercado nas redes sociais é fundamental para entender tendências do mercado. O monitoramento também é uma excelente ferramenta para controlar elogios ou críticas de clientes nas redes sociais.
Inbound Marketing – Conclusão
A metodologia de inbound marketing cobre toda a jornada do processo de compra do cliente, desde quando ele apenas fez uma visita ao site até tornar-se um cliente fiel e comprador dos lançamentos e novidades.
A metodologia consiste principalmente em trazer a audiência online para o seu terreno, site, blog e atacar todas as etapas do processo de compra. O marketing digital tradicional está acostumado a alugar visitantes, você nota isso quando fazemos campanhas pagas no AdWords pagando por clique, além de pagar por uma visita que é deles, tratamos apenas os leads interessados em comprar, o que na verdade representa a minoria dos visitantes de um site.
O inbound marketing é a grande tendência do marketing digital, é a metodologia que traz visitantes para o seu domínio e trabalha em 100% desses acessos. É a estratégia mais adequada que existe hoje no universo do marketing, principalmente em tempos de crise é fundamental para as pequenas e médias empresas colocarem dinheiro naquilo que trará resultados profundos e duradouros, faz sentido para você?
Aproveitando faça o download da planilha de diagnóstico que preparamos, com ela você vai poder entender o que precisa começar a fazer agora para introduzir o inbound marketing na sua empresa, bom proveito!