Saiba por que você deve investir em Marketing durante a crise

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Que o país vive um momento de recessão financeira, isso não é novidade para ninguém. O assunto estampa capas de jornais e é motivo de debate em todos os veículos de comunicação. Com isso, alguns empresários se sentem acanhados em fazer certos investimentos.

Do outro lado, está o consumidor, receoso em gastar, desmotivado pelas incertezas da economia. A questão aqui é: como convencer o cliente a comprar, fazendo com que o negócio não pare de crescer? Não deixar de investir em marketing é o melhor a ser feito. Caso contrário, a empresa reduz o alcance de visibilidade e, por consequência, venderá menos. Entenda com detalhes:

Por que investir em marketing?

O marketing é responsável por difundir a marca perante o público-alvo. O resultado dessa dinâmica é a conquista de clientes e o aumento nas vendas. Toda empresa deseja isso, não é mesmo? Sendo assim, deixar de aplicar dinheiro para aumentar visibilidade e fazer novos negócios não é coerente.

Em momentos de crise, conquistar a confiança do cliente, mostrando que vale a pena pagar pelos seus produtos e serviços é a receita para evitar ser esquecido pelos consumidores. Quem cumpre muito bem esse papel é o marketing, e por isso ele não pode ser cortado do  orçamento. Estamos falando de investimento e não de custo.

Investimento que cabe no orçamento

Anunciar nos meios tradicionais, como rádio, TV e veículos impressos é algo bastante caro. Não é possível ganhar espaço nesses meios com menos de R$ 4 mil, dependendo da cidade. O benefício é que essa forma de anunciar faz a marca ser vista por um número grande de espectadores.

Em contrapartida, temos o marketing digital, que é o meio mais democrático e acessível para divulgar qualquer negócio. Só para você ter uma ideia, com R$ 100 já é possível fazer explorar anúncios no Google ou em redes sociais. Essa é a estratégia adequada para pequenas e médias empresas, em que o orçamento para publicidade é reduzido.

Explore a web

Mais da metade do país já está conectada à internet. Só em redes sociais, o internauta brasileiro fica mensalmente mais de 600 horas por mês conectado. São milhares de buscas feitas diariamente, e o Google detém mais de 90% desse mercado. Isso faz da web o local promissor para qualquer empresa que deseja ser destaque no seu ramo. Veja algumas vantagens:

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Segmentar o público

Se os canais tradicionais prometem mostrar seu negócio para centenas de pessoas, o marketing digital é mais assertivo, exibindo seu anúncio apenas para potenciais clientes. Isso é fantástico, afinal de contas não é do interesse de nenhuma empresa pagar para aparecer para um público que não tem relação alguma com o produto.

Mensurar resultados

As campanhas de publicidade via web são mensuráveis, ou seja, é possível identificar com exatidão quais ações estão dando certo e o que pode ser melhorado. Existem métricas que permitem calcular qual o retorno do investimento, quanto vale cada cliente etc.Tudo isso on-line e em tempo real, diferentemente do marketing tradicional.

Veja também: 5 métricas em marketing digital que você precisa acompanhar

Rapidez no contato com o cliente

A internet tem o poder de encurtar distâncias e otimizar o tempo. As empresas que aderem ao marketing digital exploram ferramentas como chat, e-mail e redes sociais, tornando a relação com os clientes mais ágil e eficiente.

Aqui tem mais:  5 dicas para te ajudar a fechar mais negócios em tempos de crise!

Percebeu que investir em marketing não é algo para você parar de fazer ou deixar em segundo plano? Se ainda restou dúvidas, deixa seu comentário. Vamos conversar sobre isso!

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